Paróquia São Geraldo inicia festa da Primeira Eucaristia

No 4º Domingo da Páscoa, dia do Bom Pastor a Pastoral Catequética da Paróquia São Geraldo iniciou a festa da Primeira. Durante todo período pascal terá uma turminha recebendo esse Sacramento de iniciação crista.

Como sabemos a Primeira Eucaristia ou Comunhão, trata-se do momento em que nos aproximamos da ceia do Senhor, recebendo Seu corpo e Seu sangue e permitindo que Jesus habite nosso coração.

Durante essa missa os catequizandos renovam seus votos batismais. Também são orientados a não abandonar a Igreja. A Primeira Comunhão não pode ser única. Eles devem permanecer em comunhão com Cristo e com os irmãos para sempre! Assim como Jesus nunca nos abandonou, nós também não devemos nunca abandoná-Lo. São encorajados a participar, seguir, colocar-se a disposição da comunidade em uma pastoral ou serviço.

A catequese de Primeira Comunhão é fundamental para a formação religiosa da criança, pois, se ela for bem trabalhada desde as bases (familiar, escolar, comunitária), no futuro poderemos evitar uma série de problemas sociais. Afastaremos a criança do mundo das drogas, das más companhias, e estaremos auxiliando na formação de um bom cristão e também de um bom cidadão.

A ação do catequista na vida da criança deve ser transformadora. Durante a caminhada na catequese, ela deve sentir-se importante no processo de evangelização, sentir-se amada por Deus e também pelo catequista. Dessa forma, a criança vai absorvendo com mais facilidade o objetivo da catequese.

Durante a catequese a criança vai conhecendo e se aprofundando na experiência cristã e, principalmente na vivência comunitária, ela vai descobrindo o que significa a comunhão.

Vilton Cantarino Silva – Comunicador Pascom