Dia Mundial das Comunicações é celebrado em toda a Diocese

A Pascom (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Itabira - Cel.Fabriciano celebrou no domingo 28 de maio de 2017, o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado sempre no dia da Ascensão do Senhor ao Céu com uma missa em Ação de Graças. Na região Pastoral 3  foi na Comunidade Nossa Senhora das Graças - Paróquia São Geraldo em Ipatinga MG.  O tema deste ano é “Comunicar a esperança e a confiança no nosso tempo” e a inspiração bíblica é “Não tenhas medo, pois estou contigo” (Isaías 43). Padre Hideraldo Veríssimo Vieira - pároco presidiu a Santa Missa com a presença significativa de comunicadores. O evento reúne agentes e comunicadores das paróquias vinculadas à Diocese.

Mensagem do Papa – O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído em 7 de maio de 1967, pelo Papa Paulo VI. “Com esta iniciativa, proposta pelo Concílio Vaticano II, a Igreja quer chamar a atenção dos seus filhos e de todos os homens de boa vontade para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social, como a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão, que são uma das notas mais características da civilização moderna”, justificou o pontífice na ocasião.

Meio século depois, o cenário dos meios de comunicação social passou por uma grande transformação. E hoje o Papa Francisco nos convida a refletir sobre a era digital e como usar as tecnologias da comunicação em prol da evangelização. “Gostaria, pois, de dar a minha contribuição para a busca dum estilo comunicador aberto e criativo, que não se prontifique a conceder papel de protagonista ao mal, mas procure evidenciar as possíveis soluções, inspirando uma abordagem propositiva e responsável nas pessoas a quem se comunica a notícia”, diz a mensagem do Papa Francisco.

Nós cristãos temos uma boa notícia para contar porque contemplamos confiante, o horizonte do Reino. O tema desse dia já é um convite para nossa ação evangelizadora. Dia em que se comemora o estudo das causas, funcionamento e consequências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa. Engloba processos de informar, persuadir e entreter pessoas. Comunicar é se fazer entender mesmo no silêncio.Já nascemos comunicadores. Com o passar dos tempos nós nos aperfeiçoamos nesses  dons que Deus nos deu.

Gislene Drumond – Comunicadora PASCOM

Fotos: Adelaide Santos – Comunicadora PASCOM