A PARÓQUIA | Conheça a nossa história

Histórico da Paróquia São Geraldo

A Paróquia São Geraldo foi criada no dia 7 de março de 2004, pelo bispo diocesano Dom Odilon Guimarães Moreira, sendo desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que por sua vez, desmembrou-se da Paróquia Cristo Rei. Foi a primeira paróquia instituída por ele.

Escolheu, por votação, o padroeiro São Gerado Magela, e está situada na Avenida das Flores, nº 885 bairro Bom Jardim, Ipatinga. A Paróquia é composta pelos bairros: Bom Jardim, Esperança e Ideal, com cerca de 50 mil habitantes e é composta das seguintes comunidades:

1) São Geraldo (Bairro Bom Jardim)

2) Atos dos Apóstolos (Bairro Ideal)- padroeiro São Lucas

3) Santo Antônio (Bairro Ideal)

4) Nossa Senhora das Graças (Bairro Esperança)

5) São Francisco de Assis (Bairro Esperança)

6) São José (Bairro Bom Jardim)

7) Sagrada Família (Bairro Bom Jardim)

8) Maria de Nazaré (Bairro Bom Jardim)

9) Nossa Senhora Aparecida (Bairro Bom Jardim)

Nos limites a nova paróquia tem as seguintes confrontações:
com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pela Avenida José Júlio da Costa e a Rua Artur Azevedo, margeando o córrego Bom Jardim até a Rua Érico Veríssimo, salta o córrego Bom Jardim e a divisa segue pela rua que divide o bairro Esperança do bairro Cidade Nobre até o alto do morro. Limita-se com a comunidade do Caladinho, Coronel Fabriciano; descendo pelo morro que se situa atrás do Shopping do Vale, faz limite com a Paróquia Nossa Senhora da Esperança.

Recebeu como primeiro pároco Pe. Alex Banza Ilunga, da Congregação do Imaculado Coração de Maria (CICM) e primeiro vigário, Pe. Mbuyi Kapinga Alphonse, também, da mesma congregação. A paróquia, por meio de um acordo assinado pela Diocese de Itabira Coronel Fabriciano, será cuidada pela Congregação do Imaculado Coração de Maria (CICM).

Em sua primeira assembleia, diante de seus desafios e missão a cumprir, a paróquia São Geraldo Magela define seu rosto e projeta sua evangelização e a ação pastoral assumindo ser uma Igreja Acolhedora – Misericordiosa, Participativa e Missionária. Todas as comunidades, pastorais e movimentos, se propõem a seguirem, juntas, sem perderem este propósito.

Seguimos em caminhada e no dia 29/12/2005, por motivo de saúde, o vigário Pe. Alphonse deixou a paróquia. Em junho de 2007, quem assumiu o papel por um período de 1 ano, a pedido da congregação, foi Pe. Yohanes Karinus Laga . Ele permaneceu até o dia 16/6/2008, pois foi transferido para Filipinas, para completar sua formação.
No dia 24/10/2009, nasceu uma nova comunidade na paróquia, que recebeu o nome de São João Batista. A missa de instituição presidida por Pe. Alex , foi realizada na Rua Madressilva – B. Esperança – Grota do IAPI, local onde a comunidade iniciou sua caminhada. Em seguida, a comunidade instalou-se na rua Verônica, na casa de Valmira e Dote. Com a aquisição do terreno, hoje, a comunidade tem sede própria e se reúne na Rua Verônica 115 – B. Esperança.

No dia 10/12/2009, Pe. Richard Mbizi, da Congregação do Imaculado Coração de Maria passou a ser o novo vigário. Permaneceu na função até o dia 19/06/2011, foi enviado a Roma para formação.

Em abril de 2011 a paróquia é devolvida à Diocese pela Congregação do Imaculado Coração de Maria (CICM), que devido a problemas internos, ficou impossibilitada de manter uma equipe de padres na paróquia São Geraldo.

Em 26/4/2012 foi acolhido, como novo vigário paroquial, Pe. Dirceu Pacífico da Diocese de Itabira. Permaneceu na função até o dia 6/10/2012. Foi transferido para a Paróquia Cristo Libertador.

No dia 9/2/2013, a paróquia se despediu de Pe. Alex , que conduziu a mesma por um período de nove anos e agora segue novo caminho, recebeu a missão de guiar a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itabira. E acolheu como novo pároco, em solenidade presidida por Dom Odilon , Pe. José Geraldo de Melo. Nessa data a Paróquia recebeu o Diácono Paulo Marcony, que permaneceu por um período de seis meses.

No dia 11/4/2013 nasceu mais uma comunidade, São Sebastião, no bairro Bom  Jardim, solenidade presidida pelo Padre José Geraldo. A paróquia passou a ser composta por onze comunidades.

Em julho de 2016 a paróquia acolheu seu futuro vigário Pe. Sérgio Henrique Gonçalves. Pe. José Geraldo conduziu o rebanho geraldino até o dia 28/8/2016 e seguiu sua missão para a formação da nova Paróquia São João Batista, em Cachoeira do Vale em Timóteo.

No dia 5/9/2016 foram empossados, em solenidade presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira como novo pároco e Pe. Sérgio Henrique Gonçalves novo vigário.

A paróquia recebe novo ardor e segue confiante na missão a ela confiada.

Até o atual momento (2016) a Paróquia São Geraldo recebeu 7 (Sete) Padres, sendo três como Párocos e quatro como Vigários Paroquiais.

HISTÓRICO FEITO PELO Pe. Hideraldo e liberado para postagem no site dia 23/11/2016.