19/02 Notícias da Paróquia Bairro Bom Jardim – Conhecendo o território da nossa Paróquia

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do bairro no ano de 2010 era de 19.413 habitantes, sendo 9.462 homens e 9.951 mulheres, possuindo um total de 5.885 domicílios em uma área de 6,1 km.

O bairro Bom Jardim foi um dos primeiros loteamentos da região. Na época do império, o avô de um senhor chamado Lamartine Godoy ganhou uma sesmaria, que se estendia de Mesquita a Ipatinga, mas abandonou-a e a terra acabou retornando para o Estado. Tudo aconteceu devido a um decreto de Dom Pedro II, segundo o qual todos os donatários de sesmarias que não desbravassem as terras em certo prazo perderiam o direito às mesmas. Assim, Lamartine perdeu as terras e Geraldo Damásio, um dos futuros desbravadores da região, conseguiu documentos de posse e passou a ser dono do Bom Jardim.

Em 1979, Geraldo Damásio, João Lamego, a COHAB (Companhia Habitacional), o Estado e a Usiminas fizeram um convênio para construir um conjunto habitacional na fazenda de Damásio. A Usiminas pagaria o terreno (trinta alqueires de terra, a última área disponível no Bom Jardim), a Prefeitura urbanizaria e a COHAB construiria. Houve então o ato de desapropriação, mas o valor de emissão de posse foi simbólico. A Usiminas depositou dez mil cruzeiros antigos na época.

Com a correção monetária gerando desvalorização e a mudança da moeda isso ficou com um valor altíssimo e o Estado achou por bem revogar o decreto e devolver as terras para Geraldo Damásio. Nessa altura, o prefeito Jamil lavrou um decreto no município e também não pagou.

Na ocasião, o Bom Jardim já contava com vários pequenos proprietários e estava todo loteado. Quem vendia as terras era o corretor Ary Malta, que era coletor estadual. A Usiminas tinha terras lá também, onde fez o acampamento das empreiteiras. Com isso, o Bom Jardim cresceu antes de todos os bairros de Ipatinga. As suas ruas foram nomeadas com nomes de flores pelo Decreto Municipal nº 528, de 22 de março de 1974.

Nossa Paróquia está presente no bairro Bom Jardim através das comunidades: Maria de Nazaré, São José, São Geraldo Magela, Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião e Sagrada Família.

Cleiton Marcos – CPP