01/10 OUTUBRO: MÊS MISSIONÁRIO

Neste mês da Missão vamos celebrar com alegria a nossa identidade missionária, vivendo o Mês Extraordinário da Missão, que foi convocado pelo Papa Francisco, para ser celebrado em todo o mundo, O DNJ – Dia Nacional da Juventude, que acontecerá aqui na Paróquia São Geraldo, o 9º Aniversário das Santas Missões Populares e a Festa de S. Geraldo Magela, o padroeiro da Paróquia.

Falar de Missão e viver a Missão não é nada fácil. Infelizmente temos muitos discursos sobre a missão, mas que não condizem com o ideal de Jesus e, hoje, com os ensinamentos do Papa Francisco.

O Mês Missionário tem como objetivo despertar a consciência da missio ad gentes (Missão para as Nações) e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral. A Igreja em sua identidade é missionária e por isso todos devem assumir a Missão, a exemplo de Jesus, o missionário do Pai.

Uma Igreja que assume o compromisso de “sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (Evangelli Gaudium 20) estará em sintonia com a comunidade dos Apóstolos que, após terem recebido o envio missionário do Senhor, saíram a pregar por toda a parte.

O DNJ – Dia Nacional da Juventude tem como tema: “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor” e lema: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), em comunhão com a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27).

Neste ano, teremos a alegria de acolher o DNJ em nossa Paróquia. Será um momento celebrativo, quando iremos nos alegrar com a Festa Diocesana das Juventudes. Vamos acolher os jovens de todas as Paróquias da Diocese, bem como os Padres e o nosso Bispo Diocesano, D. Marco Aurélio.

O nosso Plano da Ação Evangelizadora e Pastoral assim nos fala sobre a Juventude: A evangelização da Juventude na Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano torna-se, a cada dia, um compromisso que desafia a nossa fé cristã. Temos um compromisso sério com a formação das novas gerações que, pressionadas por tantas propostas de vida, necessitam de muito discernimento, de coragem, de verdadeiros caminhos e, principalmente, de nossa presença amiga: “Os jovens têm o direito de receber da Igreja o Evangelho e de ser introduzidos na experiência religiosa, no encontro com Deus e no contato com as riquezas da fé cristã”. (Estudo CNBB, 93)

Olhando para a nossa Paróquia (EPAP, CPP, CPC, Pastorais, Movimentos e Serviços) o que fizemos, de fato, para a nossa Juventude? Quais os espaços têm sido dados para os Jovens, em nossa Paróquia/Comunidade? Será que conseguimos incluir os jovens? Vejo que muito se fala de jovens e pouco se faz.

No dia 16 de outubro, celebramos a Festa de São Geraldo Magela que foi um consagrado, um Irmão redentorista, um grande missionário dos pobres. Tinha jeito e gosto de falar de Deus aos pequenos e humildes. Sua intimidade com Jesus na Eucaristia era de tal forma que se sentia aprisionado quando começava a rezar. Como fruto dessa intimidade, Geraldo possuía o dom da sabedoria, sobretudo, quando se tratava da Santíssima Trindade e da Eucaristia.

São Geraldo foi uma pessoa de convicção e coragem. Dizia: “É necessário ter fé para amar a Deus, pois quem não tem fé, está em falta com Deus”. Morreu aos 16 de outubro de 1755, com apenas 29 anos de idade. Seu maior desejo era identificar-se com Cristo na Cruz. Em tudo, buscou fazer a vontade de Deus. Na porta de seu quarto, escreveu: “Aqui se faz a vontade de Deus, como Ele quer e até quando Ele quiser”. Foi amigo de Deus e amigo dos pobres. Ainda hoje, junto de Deus, cuida das mães gestantes, das criancinhas, dos empobrecidos, dos missionários, dos vocacionados e de todos.

Que Ninguém solte a mão de Ninguém!
Muitas bênçãos de Deus! Que N. S. Aparecida e São Geraldo iluminem nossa caminhada!

Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira
Pároco