11/02 Notícias da Paróquia Para Mergulhar nos Ensinamentos e Exemplos de Jesus Cristo, EPAC participa de Retiro

O retiro é um momento em que devemos ficar atentos para ouvir o que Deus tem a dizer!

No domingo dia 09/02 a EPAC – Equipe Paroquial de Animação Catequética da Paroquia São Geraldo Magela pode viver um momento especial de retiro, buscando através do Tema “Dei-vos o exemplo!” mergulhar nos ensinamentos e exemplos de Jesus Cristo em um local que sem dúvida alguma foi preparado por Deus. Fomos orientados com muita sabedoria e tranquilidade por Ramon Gimenez de Belo Horizonte, a trilharmos um caminho onde rezamos a Palavra, sendo possível nela encontrar Jesus como este grande modelo a ser seguido.  Foi-nos proposto momentos de silêncio, desertos que nos fizeram buscar o silencio interior, que nos leva a deixar viver o espirito em nós, é preciso viver o silêncio em nós, para que o espirito comece a viver.

Cada momento de retorno do deserto partilhas riquíssimas foram feitas, ficando claro que de fato somos uma grande família, que nos emocionamos, sensibilizamos e sofremos com a dor daquele que caminham conosco, daqueles que fazem parte desta família catequética (EPAC).

Reflexões de Papa Francisco foi pano de fundo também do nosso retiro, três elementos importantes no nosso discipulado foram elencados por Papa Francisco. Primeiro PARTIR DE CRISTO, ter familiaridade com Ele, estar com o Mestre, escutá-lo, aprender com Ele. Segundo IMITÁ-LO no sair de si e ao encontro do outro, onde há verdadeira vida em Cristo, há abertura ao outro. Terceiro NÃO TER MEDO, partir de Cristo significa não ter medo de ir com Ele às periferias sociais e existenciais.

Experimentamos uma belíssima vivencia Mistagógica, sentindo de forma mais intensa os símbolos que tanto enriquecem o nosso viver no mistério, buscando as 4 dimensões dos símbolos (dimensão do cotidiano, bíblica, litúrgica e social ), que muito nos ajudou em como vivenciar na catequese com nossos catequizandos este momento.

Creio que ficou muito forte para todos nas Palavras rezadas que precisamos perceber se compreendemos de fato o que Jesus fez? Sou capaz de fazer como Jesus fez? Busco permanecer com Cristo? Sou sal e luz no mundo?

E por fim fomos convidados a manter sempre acesa a luz do ressuscitado em nossa vida.

Gilma Maria de Souza Neubaner e Adriana Souza
EPAC – Equipe Paroquial de Animação Catequética