11/03 Notícias da Paróquia Pastoral da Juventude

“Vós, jovens, não sois apenas o futuro da Igreja e da humanidade, como uma espécie de fuga do presente, pelo contrário: vós sois o presente jovem da Igreja e da humanidade, sois seu rosto jovem.” Papa Bento XVI

A JUVENTUDE É O PRESENTE E O FUTURO DE NOSSA IGREJA

A Paróquia São Geraldo, nos dias atuais, conta com juventude em todas as 11 comunidades. Cada um deles têm muito a oferecer à sociedade e à Igreja. Sua criatividade, seu dinamismo, sua mentalidade “pra frente”, sua sinceridade, altruísmo, fidelidade, doação, zelo, força de vontade, esperança e gratidão não devem ser ignorados, ao contrário, precisam ser acolhidos com insistência, na credibilidade e na oportunidade que carecemos conferir aos pueris homens e mulheres do presente e futuro da Igreja.

Como sabemos, os mais adultos, são responsáveis, em boa parte, pelo afastamento ou pelo desinteresse da juventude pelas atividades sagradas e evangelizadoras. Vocês os excluem com os “grupinhos formados e completos”. Sendo assim, a Paróquia desmotiva, com seus “pessimismos e fechamentos”. Somos proibidos com regras “indevidas e dispensáveis”. Lideranças e fiéis pouco nos elogiam ou valorizam nossas tentativas e, assim, não nos “reconhecem como o presente da Igreja”.

Agora é a hora de a juventude ter os espaços que lhe são próprios dentro de nossas comunidades. Nossa juventude depende de sua experiência de fé e de vida em comunidade para somar mais e mais. Vamos fazer de tudo pra ganhar a confiança de vocês, paroquianos lideranças, pároco e Vigário.

Este é só mais um apelo que trago a todos os Agentes de Pastoral. Confio na juventude e é meu dever protegê-la e defendê-la. Sendo assim, coloco-me coloco à disposição para ajudar a cada pastoral com a força de toda a juventude.

Raphael Andrade – Coordenador Paroquial PJ