03/06 Pentecostes e o Tempo da Unidade Cristã

Vamos caminhando e muito acelerados com o tempo que vai passando e nos impulsionando com muita rapidez. Eis que já chegamos ao meio do Ano!

Neste mês, vamos celebrar a Festa de Pentecostes e a Semana de Oração pela Unidade Cristã, que neste ano acontecerá de forma diferente, na Diocese, será diocesana. Em nossa Paróquia,faremos a Novena de Pentecostes, em todas as Comunidades. Não será na Igreja, vamos fazer nas casas. Vamos multiplicar muitos Grupos, nas diversas Avenidas e Ruas para que todos possam participar deste momento. Todo o material virá nos livros dos Grupos de Reflexão e teremos a oportunidade de viver este tempo em unidade.

A Festa de Pentecostes é muito significativa para a Igreja, pois nesse dia, comemoramos o nascimento da Igreja. O Santo Padre, o Papa Francisco assinalou que:“o evento de Pentecostes marca o nascimento da Igreja e a sua manifestação pública; e nos surpreendem dois aspectos: é uma Igreja que surpreende e desordena. Um elemento fundamental de Pentecostes é a surpresa. O nosso Deus é o Deus das surpresas”.

Em Pentecostes nasce a Igreja Missionária, a Igreja que se descobre em constante saída. Uma Igreja que vai às periferias do mundo porque o Espírito nos impulsiona para levar a Palavra de Jesus aonde não existe mais sinal de esperança. Onde a vida é desrespeitada e ferida, é lá que o Evangelho, que é a Palavra capaz de salvar, deve ser proclamado. O Espírito é a força que liberta a vida. É força que transforma todas as realidades. Assim sendo, peçamos ao Espírito Santo que derrame, sobre nós, seus Dons:

. Sabedoria: o Espírito Santo nos concede este dom para que possamos entender e selecionar aquilo que é mais importante na nossa vida;

. Inteligência: Não é apenas um dom humano de entender as coisas, é muito mais do que isso; é o dom de poder sentir a presença de Deus em todos nós;

. Conselho: Este dom nos liga a Deus e, ao mesmo tempo,liga-nos às outras pessoas, ajudando uns aos outros para trilhar no caminho de Deus;

. Fortaleza: O dom da fortaleza nos permite ser fortes diante daquelas situações difíceis e de tudo aquilo que nos provoca e teima tirar de nós a nossa fé;

. Ciência: o dom da ciência nos leva a um conhecimento mais aprofundado de Deus. O conhecimento das coisas de Deus não está apenas no nível intelectual, mas está no nível da vivência;
Piedade: dom que está relacionado com a misericórdia, ou seja, Deus quer nos fazer ter piedade e compaixão;

. Temor de Deus: Não é o dom que nos leva a ter medo de Deus, mas é o dom que nos leva à adoração de Deus. A partir do momento em que eu conheço e busco a Deus, valorizo a sua presença em nós.
Que todos nós desta Paróquia São Geraldo: Padres, Agentes de Pastoral das Pastorais, dos Movimentos e Serviços e todo o Povo de Deus tenhamos condições de levar adiante a Missão de Jesus, que hoje é a Missão de todos nós.

Muitas bênçãos de Deus!
Contamos com a intercessão de N. S. Aparecida e São Geraldo!
Rezem por nós!

Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira