01/07 Rumo à Assembleia Diocesana

Em sintonia com a Diocese e o Secretariado Diocesano de Pastoral, estamos caminhando Rumo à Assembleia Diocesana. Já tivemos a oportunidade de realizar a Assembleia Comunitária e agora caminhamos para a Assembleia Paroquial.  O Tema escolhido é: “Povo de Deus em ação, para uma Igreja em saída” e o lema: “Coragem! Levanta-te, Ele te chama” (Mc 10,49).

A Assembleia Diocesana de Pastoral é um instrumento de comunhão e participação, na medida em que reúne os membros da Igreja que estão comprometidos com o trabalho eclesial, para pensar e definir prioridades, objetivos e programas de ação. É oportunidade para se tomar decisões amplas, com grande animação pastoral. Assim sendo, é preciso que todos os Agentes de Pastoral possam participar e ajudar a construir as ações da Igreja Diocesana. A nossa diocese é composta de 50 Paróquias. Temos hoje 661 Comunidades, sendo 298 Urbanas e 363 Rurais. Todos são chamados a participar deste processo bonito que é a Assembleia.

“O objetivo da Assembleia Diocesana de Pastoral é avaliar a caminhada pastoral na Diocese e apresentar propostas, em vista da elaboração do novo Plano Pastoral. Para isto, a ideia principal, neste momento, é escutar o nosso povo, nas várias instâncias de nossa Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, num processo participativo e envolvente. Nessa escuta, vamos elaborando propostas para os momentos seguintes, culminando no momento forte de nossa Assembleia Diocesana, em março de 2020”.

Vamos unir-nos em oração para o bom êxito da Assembleia Diocesana, que é antecedida pelas assembleias: Comunitária, Paroquial e Regional.

Peço-lhe que esteja rezando essa oração da 20ª Assembleia Diocesana:

Ó Deus Trindade, que sois Unidade, nós vos louvamos e bendizemos pela nossa caminhada da Igreja Particular de Itabira – Coronel Fabriciano, construindo o vosso Reino de justiça e de paz, na vivência da fraternidade e sinal de solidariedade. Somos o “Povo de Deus em ação, para uma Igreja em saída”.

Que as luzes do vosso Santo Espírito nos alcancem com o mesmo entusiasmo das primeiras comunidades cristãs, para cumprir, com melhor empenho, a missão de discípulos e discípulas, num mundo em mudanças.
Alimentados pela Eucaristia e pela Palavra que nos diz: “Coragem! Levanta-te, Ele te chama” (Mc 10,49), sejamos uma Igreja que vá ao encontro das pessoas, na defesa da VIDA: do ser humano, da criação e da a mãe Terra, fazendo-se próxima, na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Ajudai-nos, com vossa graça, a discernir os sinais de nosso tempo, fazendo da nossa Assembleia um momento fecundo de escuta de vossa Palavra, de conversão e de busca de novos horizontes para a Evangelização.
Que a Virgem Aparecida, nossa Padroeira, primeira discípula missionária nos acompanhe em todo o processo de realização de nossa Assembleia Diocesana, fazendo de nossa vida um constante caminhar para vós. Amém!

Muitas bênçãos de Deus!
Contamos com a intercessão de N. S. Aparecida e São Geraldo! Rezem por nós!

Pe. Hideraldo Veríssimo Vieira
Pároco