19/06 Notícias da Paróquia Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Celebramos hoje a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Tal festividade foi estabelecida como obrigatória para a Igreja inteira em 1856 pelo Papa Pio IX, e em 1928, o Papa Pio XI elevou a festa ao posto mais alto.

A origem desta festividade nos remete, a princípio, às revelações feitas por Nosso Senhor Jesus Cristo à Santa Margarida Maria Alacoque em 1675, nas quais Ele manifestou o desejo que fosse instituída a Festa ao seu Sagrado Coração na sexta-feira da semana seguinte à Festa de Corpus Christi. Neste dia, Jesus pediu que comunguemos e façamos um ato de reparação e desagravo pelas ofensas feitas ao Divino Coração presente no Santíssimo Sacramento.

No entanto, Santa Margarida não foi a única que cultivou e divulgou esta devoção. Há registros de menções do “Coração de Jesus”, como símbolo maior do amor de Deus nos escritos dos Pais da Igreja já nos primeiros séculos. Em seguida, outros grandes santos como São Bernardo de Claraval, São Boaventura, Santa Gertrudes, Santa Catarina de Sena também tiveram sua espiritualidade marcada por essa devoção.

Na esteira desses santos, refletimos quanto nos falta amar o Coração de Jesus e amá-Lo de coração. Justo e necessário é amar a Deus no cumprimento dos mandamentos, porém nossa obediência deve ser amorosa, e por que devo obedecer? Porque minhas faltas revelam que eu não amo a Deus acima de todas as coisas, e que meu prazer e “minha justiça” são mais importantes que fazer Sua vontade.

Ao contrário, amar o Coração de Jesus e amá-Lo de coração, nos projeta para um relacionamento pessoal e íntimo com Deus, que nos leva a trata-Lo com a afeição que gostaríamos de ser tratados no nosso convívio. Como é bom ser amado, ser valorizado e como é ruim ser desprezado. Assim também sente o Coração de Jesus.

Que nesta solenidade, possamos dar um passo a mais na intimidade com o Coração de Jesus, pois afinal, a meta dos nossos corações é o Coração de Jesus.