20/02 Notícias da Paróquia Tempo quaresmal

Na próxima semana iniciamos o tempo quaresmal, período de preparação para a maior de todas as Solenidades litúrgicas do ano, a Páscoa. Portanto, para bem celebrarmos a Ressurreição de Jesus, precisamos antes, ir com Ele ao deserto, onde “Ele quer nos falar ao coração” (Os 2, 14). No deserto, nos afirma a Escritura, Nosso Senhor cheio do Espírito Santo venceu as tentações e ali deu um sentido para todas as privações enfrentadas nestes dias.

É fato, que muitos de nós não tem tempo e disponibilidade para se retirar nestes quarenta dias, mas em sua sabedoria, a Igreja nos convida a intensificarmos nossas orações, e nos propõe na meditação da experiência de Jesus, refletir sobre a nossa vida, e aprendermos com Jesus a vencer as tentações para triunfarmos como e com Cristo, sobre todo mal e sobre todo pecado. A partir desse trecho da vida de Jesus podemos tirar algumas conclusões:

1ª Se até Nosso Senhor Jesus, o Verbo de Deus foi tentado, todos nós estamos passíveis de também o sermos;
2ª Satanás, conhecedor dos nossos limites e más tendências, sabe bem aproveitar os momentos de fragilidade humana para nos tentar com alguma oferta que nos agrade;
3ª Jesus apesar de cansado e faminto, venceu todas as tentações porque estava “cheio do Espírito Santo”, e se nós quisermos também ser vencedores, precisamos ser mais espirituais do que carnais. Para isso temos, as mesmas “armas” de Jesus: penitência, jejum e oração;
4ª Jesus tinha o entendimento da Palavra de Deus, e com ela pode discernir as ciladas que o demônio Lhe armara.

Para tanto, te convidamos a em suas orações, meditar sobre o deserto na vida de Jesus e os desertos da sua história. Que o Espírito Santo também te conceda toda a inteligência para entender as tentações em sua vida e o temor e o amor a Deus para renunciá-las. Uma santa Quaresma a todos!