25/02 Notícias da Paróquia Via Sacra

A Via Sacra também conhecida como Via Crucis é uma devoção que remonta ao início do cristianismo, pois os primeiros cristãos percorriam a Terra Santa para rezarem nos locais sagrados da Paixão de Cristo. Contudo, por causa dos vários conflitos que aconteciam naquela época, aconselhou-se que esta devoção fosse feita como um exercício de meditação a ser realizado em qualquer local, e assim logo ela se espalhou.

A Via Sacra nos transporta para os últimos dias de Jesus na terra, que são representados uma série de 14 cenas, “estações”, que nos convidam a contemplar o caminho de Nosso Senhor da casa de Pilatos até o Monte Calvário, onde viveu o cume de Sua Paixão. As estações são intercaladas com jaculatórias e pausas para a reflexão, onde nos recordamos da Sua oferta de amor por cada um de nós, e em cada sofrimento reconhecemos nosso valor: “valemos um Deus crucificado” (Santo Agostinho).

Especialmente no tempo quaresmal venerar a Via Dolorosa do Senhor nos é muita oportuna, pois na contemplação dos passos do Cordeiro de Deus, encontramos sentido para caminharmos também em meio as dores e adversidades do nosso cotidiano, e somos uma vez mais, motivados a corresponder esse amor, através do nosso testemunho de vida. Portanto, a Paróquia São Geraldo convida a todos para rezar a Via Sacra na próxima sexta-feira, 28 de fevereiro, em todas as nossas Comunidades às 19h30. Participe conosco, esperamos por você!