02/03 Notícias da Paróquia Via Sacra na Quaresma

A oração da Via Sacra durante a Quaresma é uma forma piedosa de rememorar e atualizar o caminho doloroso percorrido por Jesus Cristo, Nosso Senhor dos Passos.

A centralidade da fé cristã está na pessoa de Jesus, o Filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar. Em Jesus, Deus nos oferece a Salvação!

Celebrar o Mistério Pascal de Jesus requer um tempo de preparação que chamamos de Quaresma. Nesses quarenta dias os cristãos buscam, através do exercício da meditação, da oração, do jejum e da solidariedade com os irmãos, chegar preparados para celebrar esse grande momento da nossa fé: A PÁSCOA.

Um dos modos bem conhecidos da devoção cristã é a oração da Via Sacra durante a Quaresma. Também conhecida como Via Crucis (caminho da Cruz), essa tradição se iniciou no séc. X na época das Cruzadas e nas peregrinações à Terra Santa onde os fiéis, recordando e meditando a Paixão de Jesus, percorriam a Via Dolorosa naqueles Santos lugares em Jerusalém.

Hoje, essa devoção é muito difundida e faz parte da espiritualidade de muitos cristãos durante a Quaresma. Realizado dentro das igrejas, esse exercício espiritual (e físico), também é praticado nas praças e ruas das cidades com a participação de grande número de fiéis.

As estações da Via Sacra são assim descritas:

I – JESUS É CONDENADO À MORTE
II – JESUS CARREGA A CRUZ ÀS COSTAS
III – JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ
IV – ENCONTRO DE JESUS COM SUA MÃE
V – SIMÃO CIRINEU AJUDA A JESUS A CARREGAR A CRUZ
VI – VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS VII – JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
VIII – JESUS CONSOLA AS FILHAS DE JERUSALÉM
IX – JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ
X – JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES
XI – JESUS É PREGADO NA CRUZ XII – JESUS MORRE NA CRUZ
XIII – JESUS É DESCIDO DA CRUZ
XIV – JESUS É SEPULTADO

O Papa João Paulo II sugeriu uma décima-quinta estação na Via Sacra para recordar a Ressurreição de Cristo, ela é opcional e não entra na estrutura tradicional da Via Sacra.

Cleiton – CPP