Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

10/06 Notícias da Igreja Abertas as inscrições ao XXI Encontro Nacional da Pastoral da Educação
Compartilhar

O encontro, a ser realizado de forma híbrida de 19 a 21 de agosto deste ano, terá como objetivo refletir, partilhar e traçar caminhos para fortalecer a presença evangelizadora nos múltiplos espaços educativos do Brasil.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Setor de Educação, está organizando para o mês de agosto, o XXI Encontro Nacional da Pastoral da Educação (ENAPE).

O encontro, a ser realizado de forma híbrida de 19 a 21 de agosto deste ano, terá como objetivo refletir, partilhar e traçar caminhos para fortalecer a presença evangelizadora nos múltiplos espaços educativos do Brasil.

Com o tema: “Pastoral da Educação: identidades e missão”, o XXI ENAPE convida os agentes da Pastoral da Educação a refletir a missão da pastoral dentro da grande missão confiada pelo Senhor aos seus discípulos. Além disso, como ação evangelizadora nos espaços educativos, a pastoral ganha rostos e inciativas próprias levando em consideração as especificidades de cada lugar, por isso a utilização do termo “identidades” no plural, evocando a realidades e abordagens diferentes.

Devido às implicações da pandemia, os eventos do XXI Encontro Nacional acontecerão em formato híbrido, com grupo presencial em Goiânia e com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube “Cultura e Educação CNBB”, entre os dias 19 a 21 de agosto de 2022. A programação com os respectivos horários será publicada no site www.culturaeducacaocnbb.com. Em parceria com a PUC Goiás, será oferecido certificado de 10h aos participantes do encontro.

Saiba mais:

Paixão pela missão de educar

Segundo o arcebispo de Goiânia (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, a paixão pela missão de educar “nos mantem comprometidos com a Pastoral da Educação”. De acordo com ele, se faltasse esse sentimento muitos já teriam abandonado a Pastoral da Educação e, até mesmo, o trabalho da educação.

“Nós agentes da Pastoral da Educação não somos apaixonados apenas pela missão de educar, o que em si já é uma experiência muito edificante. Somos, antes, apaixonados por Jesus Cristo e por seu evangelho. É n’Ele que nos inspiramos para apostar numa educação integral e libertadora, promotora do humanismo solidário”, disse.

Processos educativos enraizados no Evangelho

De acordo com assessor do Setor de Educação da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Júlio César Evangelista Resende, a Campanha da Fraternidade deste ano de 2022 convidou a Igreja e toda a sociedade brasileira a refletirem sobre a educação e o compromisso com processos educativos que, enraizadas no Evangelho, fomentem a dignidade humana, a fraternidade e o cuidado com a casa comum. O XXI Encontro Nacional da Pastoral da Educação se inspira em um dos objetivos específicos da CF22 que propôs estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos”.

No caminho de organização do encontro foi criado um Comitê Pedagógico-pastoral, que preparou um e-book chamado “Texto de Trabalho”, que é um instrumento para ajudar nas reflexões e partilhas nos diversos grupos da Pastoral da Educação, nas muitas e diversas realidades do nosso país no caminho de preparação e vivência do XXI ENAPE. Ao final do documento, são apresentadas algumas perguntas com o objetivo de facilitar as rodas de conversa. O fruto destas partilhas deverá ser enviado por e-mail ao Setor de Educação.

A coordenadora da Pastoral da Educação no regional Sul 2, Rosiana de Moura Pereira, aponta ser oportuno no contexto dos 15 anos da Conferência de Aparecida, do Pacto Educativo Global e da CF 2022, nomear as diversas experiências pastorais e promover um novo impulso missionário junto ao mundo da educação. “Como discípulos missionários, nós educadores somos chamados a responder à vocação recebida e comunicar, por toda parte, o dom do encontro com Jesus Cristo”, disse.

Faça sua inscrição pelo link.
https://forms.office.com/r/Q7zaxsp1Hx

Dúvidas e informações:
Informações pelo e-mail educacao@cnbb.org.br

Fonte: CNBB

Vatican News

VEJA TAMBÉM