Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

10/12 Notícias da Igreja Arquidiocese de São Paulo realiza a entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB
Compartilhar

Na noite da segunda-feira, 6, no Auditório Paulo Apóstolo, na Vila Mariana, aconteceu o evento de entrega aos ganhadores da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) domiciliados no território de abrangência da arquidiocese de São Paulo.

Os ganhadores foram anunciados em 20 de outubro, durante evento on-line transmitido por tevês de inspiração católica. Devido às restrições da pandemia de Covid-19, a entrega dos prêmios não pôde ser realizada como nos anos anteriores. Por isso, a CNBB designou os bispos locais para entregar os prêmios aos contemplados de suas dioceses.

O evento da arquidiocese foi promovido pela Pastoral da Comunicação, sendo transmitido pelas mídias digitais. Dom Jorge Pierozan, bispo Auxiliar de São Paulo, representou o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano.

Os cinco troféus foram entregues aos seguintes contemplados:

– Microfone de Prata, de rádio, na categoria “Entretenimento”, conferido à RadinhoBDF, de Camila Ariza Salmazio, do jornal Brasil de Fato;

– Microfone de Prata, de rádio, categoria “Religioso”, conferido ao episódio de podcast “Uma conversa sobre Lázaro nas ruas de SP”, de Alexandre Ferreira Santos e Pedro Luiz Amorim;

– Microfone de Prata, de rádio, categoria “Jornalismo”, à reportagem “Estupro corretivo e marital: a voz de quem sofre em silêncio”, de Leno Falk e Theren Klein, da Agência RadioWeb;

– Dom Helder Câmara, de imprensa, categoria “Jornal”, à série de reportagens sobre “A luta pela sobrevivência em tempos de pandemia”, de Karla Maria de Souza, do jornal O Trecheiro;

Também houve uma homenagem póstuma com Menção Honrosa Irmã Doroty Stang a José Maria Mayrink, jornalista especializado em religião, morto em dezembro de 2020. O troféu foi recebido por sua esposa, Maria José Lembi Ferreira Mayrink.

Compromisso com a verdade

Os Prêmios de Comunicação foram criados pela CNBB com o objetivo de oferecer um reconhecimento público da Igreja Católica Apostólica Romana ao trabalho meritório de profissionais da Comunicação Social nos diversos meios, que apresentaram suas obras e se distinguiram pelo serviço à dignidade humana e aos valores do Evangelho. Eles também têm por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas iniciativas de trabalho jornalístico e cultural provenientes de todo o País nas áreas do Cinema, Rádio, Televisão, Imprensa e Internet, bem como no campo da pesquisa acadêmica em Comunicação e iniciativas da Pastoral da Comunicação.

Ao fazer sua saudação, dom Jorge ressaltou que os meios de comunicação são chamados a comunicar boas notícias, reconhecendo que, para isso, não podem renunciar ao seu compromisso com a verdade, que, muitas vezes é dolorida. “Os cristãos, em tudo o que fizerem, devem sempre se pautar pela verdade. Comunicar a verdade deve estar ‘na moda’”, afirmou.

Com informações da arquidiocese de São Paulo

CNBB

VEJA TAMBÉM