Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

30/06 Notícias da Igreja Dom Odilo Scherer fala sobre os principais desafios da Igreja no Brasil no pós 15 anos da Conferência de Aparecida e o papel da CNBB dentro desse contexto
Compartilhar

A série “Testemunhos CNBB 70 anos”, apresenta neste quarto vídeo o depoimento do arcebispo de São Paulo (SP) e primeiro vice-presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), cardeal Odilo Pedro Scherer que dos principais desafios para a Igreja no Brasil hoje, após os 15 anos da da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, que ocorreu em maio 2007, em Aparecida (SP) e do papel da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesse contexto.

Dom Odilo destaca que a Igreja no Brasil continua com muitos desafios, além dos novos que surgiram neste período de 15 anos da Conferência. No entanto, o bispo destaca que “o principal desafio é a renovação da vida eclesial a partir daquilo que Aparecida coloca como a conversão pastoral e missionária”.

Secretário-geral da CNBB entre 2003 e 2007, dom Odilo atuou como secretário-geral adjunto na V Conferência que teve como tema “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que Nele nossos povos tenham vida”. O cardeal destaca que o maior desafio neste tempo foi não ter conseguido trazer um novo olhar missionário, uma impostação missionária nova para dentro da Igreja.

“A CNBB tem esse papel de ajudar a refletir, propor, animar e dar impulso a esta ação que não pode ser de um só, mas de todos num sentido sinodal, em comunhão, participação e missão. A CNBB no seu conjunto tem sempre feito isso através de propostas, de diretrizes, mas agora, talvez, umas coisas mais miradas em função da renovação missionária da Igreja, isso poderá ajudar toda a Igreja Católica no Brasil a um novo impulso missionário”, destaca.

Conheça no vídeo abaixo os novos desafios para a Igreja no Brasil após os 15 anos da Conferência de Aparecida por dom Odilo:

Seminário CNBB 70 anos

O Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove de 26 a 28 de julho deste ano, em formato virtual, o Seminário CNBB 70 anos”, como parte da programação do Ano Jubilar de aniversário da CNBB. Os participantes serão certificados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O evento será em formato virtual, das 9h às 17h.

O seminário vai trabalhar com as perspectivas do ver, julgar e agir e contar com nove palestras. Entre os convidados, estão o coordenador geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP), padre José Oscar Beozzo; a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia Antunes Rocha, e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, entre outros nomes de referência na Igreja no Brasil.

Confira a programação Seminário CNBB 70 anos

O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado também integram o grupo de expositores do seminário.

Segundo o secretário executivo do INAPAZ, padre Danilo Pinto dos Santos, a organização do evento buscou, na curadoria dos nomes, considerar pessoas que participaram de momentos históricos da Conferência Episcopal e pessoas que aprofundaram, por pesquisas e reflexões, o papel da instituição no âmbito interno da Igreja no Brasil e do seu diálogo com a sociedade ao longo dos 70 anos”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho, no hotsite CNBB 70 anos, criado especialmente para celebrar as sete décadas de história e missão da CNBB. Bispos, assessores nacionais e secretários executivos regionais da CNBB contarão com isenção da taxa de inscrição desde que se inscrevam no prazo. Para os demais participantes, o investimento é R$ 100,00.

Faça a sua inscrição:
As inscrições encontram-se abertas até 10 de julho e podem ser feitas aqui no link abaixo:

INCRIÇÕES ao Seminário 70 Anos da CNBB – CiaTicket

CNBB

VEJA TAMBÉM