Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

31/03 Notícias da Igreja Federação Italiana de Autismo encontra o Papa nesta sexta-feira
Compartilhar

A organização divulgou uma nota sobre a audiência prevista para esta sexta-feira (1), no Vaticano, véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo: “uma mensagem de esperança para um mundo capaz de acolher em vez de excluir”. No Brasil, a campanha “Lugar de autista é em todo lugar“ traz personagem da Turma da Mônica como porta-voz.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado no próximo sábado, 2 de abril. Na data, o Papa Francisco estará em Malta, para mais uma viagem apostólica, por isso deve receber os membros da Federação Italiana de Autismo (FIA) um dia antes, nesta sexta-feira (1). A notícia foi divulgada no site da organização que se ocupa em promover e apoiar atividades de pesquisa, de cuidado e apoio nos centros dedicados ao autismo, e em favor das famílias.

O grupo, formado por pesquisadores, médicos, psicólogos, entidades e associações que trabalham diariamente pelo bem-estar de menores e adultos com autismo, também recolhe recursos para financiar projetos e iniciativas que valorizem a singularidade e o respeito por eles.

Durante a audiência desta sexta-feira (1) com o Papa, segundo comunicado divulgado no site da Federação, um jovem de 20 anos será o porta-voz da organização. Filippo vai testemunhar as necessidades, a alegria de viver e as dificuldades que enfrentam as pessoas com transtornos do espectro do autismo (TEA).

Ao final do encontro, jovens que participam do projeto de formação e trabalho da empresa social “BreakCotto” vão distribuir o almoço para os pobres do refeitório do Papa Francisco. Segundo a nota da organização, “um sinal de reconhecimento pela acolhida e sensibilidade demonstradas em relação às questões relacionadas ao autismo. Uma mensagem de esperança, em um momento de grande dificuldade e tensão, para um mundo capaz de acolher em vez de excluir”.

A sensibilização no Brasil

Desde 2007, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na noite de 2 de abril, então, os monumentos italianos mais importantes serão iluminados de azul para informar a população sobre as temáticas do autismo. No Brasil, o mais famoso a participar é o Cristo Redentor.

O número de referência mundial da prevalência de autismo é do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA, que aponta 1 criança com autismo a cada 44 nascimentos nos números divulgados no fim de 2021. Segundo estimativa da OMS, o Brasil pode ter mais de 2 milhões de autistas. Porém, neste ano, segundo o comunicado oficial para o Dia Mundial do Autismo, pela primeira vez será feita uma pergunta sobre autismo no Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – o que poderá dizer o número de diagnósticos do país, não o número total de pessoas autistas.

A campanha nacional “Lugar de autista é em todo lugar“ (#AutistaEmTodoLugar) vai promover uma mensagem inclusiva à sociedade em relação às pessoas autistas. O tema é uma frase da mãe e ativista Fátima de Kwant e foi escolhido por votação popular: ela aparece no cartaz oficial junto com André, o personagem autista da Turma da Mônica. As peças para divulgação foram criadas pelo designer Alexandre Beraldo, diretor de arte da Revista Autismo, com a colaboração do Instituto Mauricio de Sousa. “Criamos o André inicialmente para participar de vídeos e revistas institucionais e conscientizar os pais sobre os sinais do autismo. Hoje, ele integra as historinhas da Turma da Mônica, mostrando às crianças como podemos aprender com as diferenças. Eu mesmo tenho aprendido muito desde a criação do personagem. Ficamos muito satisfeitos de ter o André na campanha”, diz Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica e presidente do Instituto Mauricio de Sousa.

Andressa – Vatican News
Imagem capa: Vatican Media

VEJA TAMBÉM