Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

11/04 Notícias da Igreja FNS 2021: Projeto implementa “Cozinha Sertaneja” em Januária (MG) e gera renda para agricultores familiares
Compartilhar

Outra ação que recebeu recursos do Fundo Nacional da Solidariedade (FNS), em 2021, oriundos das doações na Coleta Nacional da Solidariedade da Campanha da Fraternidade Ecumênica do ano passado foi o projeto “Cozinha Sertaneja – Vale do Peruaçu”, realizado na comunidade Olhos D’água, no distrito de Levinopólis, em Januária (MG).

A ação atingiu diretamente 225 pessoas, sendo 80 homens e 85 mulheres adultos, 18 crianças, 20 adolescentes e 22 jovens ligados à agricultura familiar na região.

Mulheres que integram o projeto Cozinha Sertaneja. Fotos: arquivo do FNS 2021.

 

O projeto buscou garantir a implantação de uma cozinha Sertaneja, equipamento que funcionará de forma comunitária. Por meio da cozinha, a iniciativa está desenvolvendo ações de segurança alimentar e nutricional e de economia popular solidária para gerar renda para os associados. O equipamento também funciona como espaço de aprendizagem e motivação para os agricultores familiares.

O coordenador do projeto Jerre Ribeiro Sales conta que o grupo de mulheres da comunidade não contava com um espaço adequado para desenvolver ações de geração de renda de forma coletiva como: produção de biscoito, refeições, doces e benefeciamento de frutos. Estrategicamente, a comunidade está consolidando o empreendimento próximo ao Parque Nacional Cavernas de Peruaçu, um local que recebe muitos turistas do Brasil e exterior.

Geração de renda e ações contra a Covid-19

Máscaras produzidas pelos associados. Fotos: FNS 2021.

Uma outra frente de trabalho, na linha da geração de renda, foi a capacitação das mulheres para a confecção de bolsas, máscaras (equipamento de proteção individual) e bonecas. Como uma ação prevista no projeto também foi desenvolvida uma campanha de conscientização sobre a prevenção contra a Covid-19 com distribuição de máscaras aos associados e comunidades vizinhas.

O coordenador do projeto Jerre Ribeiro Sales informa que, como resultado do projeto, as mulheres já contam com uma margem de lucro considerável em sua renda, o aumento da auto-estima e de sua qualidade de vida. Também foram apontados como resultados a melhoria na segurança alimentar e nutricional dos agricultores familiares, no funcionamento dos empreendimentos agroindustriais e na conscientização sobre o trabalho coletivo e realizado de forma solidária.

Fundo Nacional de Solidariedade 2021

O projeto é uma das 94 iniciativas apoiadas com recursos da Campanha da Fraternidade em 2021 que apoiou ações com focos específicos e seguiu um conjunto de regras, uma delas é o alinhamento a um dos três eixos de atuação, conforme estabelecido em edital próprio:  auxílio a situações de insegurança alimentar, insumos para cuidados sanitários ligados à pandemia e captação para a geração de renda.

Saiba mais:
Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) destinou mais de dois milhões de reais para projetos sociais em 2021 – CNBB

CNBB

VEJA TAMBÉM