Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

28/04 Notícias da Igreja Indonésia. Ministro dos Assuntos Religiosos: levarei ao Papa convite a visitar o país
Compartilhar

O ministro dos Assuntos Religiosos Menag RI Qoumas informou ao núncio apostólico e aos bispos do país sobre sua iminente viagem ao Vaticano a fim de entregar pessoalmente uma mensagem e um convite oficial ao Papa para visitar a Indonésia. Anteriormente, a Santa Sé havia emitido seu anúncio oficial sobre o desejo do Papa Francisco de visitar a Indonésia e Timor-Leste já em setembro de 2020, mas a viagem, que estava em fase de estudo, acabou tendo que ser cancelada devido à pandemia da Covid-19

Ouça a reportagem e compartilhe!

A Indonésia convida o Papa Francisco a visitar o país: foi o que disse ao núncio apostólico, dom Pietro Pioppo, e aos bispos católicos indonésios, o ministro dos Assuntos Religiosos Menag RI Yaqut Cholil Qoumas, presente nas ilhas Molucas no dia 23 de abril para participar da cerimônia de Ordenação episcopal do novo bispo da Diocese de Ambon, dom Senno Ngutra.

Encontrando o núncio, bispos e sacerdotes indonésios no Catholic Center no centro de Ambon, antes da solene celebração eucarística da Ordenação episcopal, Menag RI informou-os sobre sua iminente viagem ao Vaticano a fim de entregar pessoalmente uma mensagem e um convite oficial ao Pontífice para visitar a Indonésia.

Viagem do Papa cancelada por causa da pandemia da Covid

Anteriormente, a Santa Sé havia emitido seu anúncio oficial sobre o desejo do Papa Francisco de visitar a Indonésia e Timor-Leste já em setembro de 2020, mas a viagem, que estava em fase de estudo, acabou tendo que ser cancelada devido à pandemia da Covid-19.

Menag RI Qoumas informou, em seguida, que o governo indonésio planeja promover a construção de uma nova igreja catedral em IKN Nusantara, que será a nova capital indonésia, no Kalimantan oriental. “Por esta razão, estamos nos coordenando com o bispo local da Arquidiocese de Samarinda, dom Yustinus Harjosusanto.”

Governo acolhe as exigências da comunidade cristã indonésia

Além disso, disse ele, o Ministério dos Assuntos Religiosos pretende reconsiderar os dois feriados religiosos cristãos nacionais relacionados ao “Dia da Ascensão” e ao Dia da Páscoa: o termo “Isa Al Masih” será oficialmente alterado para a palavra “Cristo”, acolhendo as exigências da comunidade cristã indonésia.

Em seu discurso após sua ordenação episcopal, o novo bispo da Diocese de Ambon, dom Senno Ngutra, que no passado esteve ativamente envolvido com os jovens em iniciativas de conscientização inter-religiosa, dirigiu-se ao ministro, convidando o governo a promover a solidariedade social e a tolerância inter-religiosa não somente através de discursos, mas com programas e ações eficazes “para criar benefícios frutuosos na sociedade”.

(com Fides)

Vatican News
Imagem capa: Francisco – gravação de mensagem em vídeo ao Congresso Missionário da Indonésia – 01.08.2019 (Vatican Media)

VEJA TAMBÉM