Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

11/03 Notícias da Igreja Irmãs de Santa Zita: celebração de primeiros votos e a presença nas redes sociais
Compartilhar

“Mãos no trabalho e coração em Deus”: um lema que sustenta a ternura e o cuidado da Igreja para com as trabalhadoras e trabalhadores domésticos em São Paulo-SP

No limear dos setenta e dois anos de aprovação canônica por Pio XII, a Congregação das Irmãs de Santa Zita celebrarão, no próximo dia 19 de março, o Rito de Profissão Religiosa de Primeiros Votos da Ir. Delcivana Eugênio Basto e a inauguração da presença das religiosas nas plataformas digitais do Facebook e Instagram.

A Congregação, de Direito Diocesano é formada por sete religiosas e é estabelecida na cidade de São Paulo e desde 1950, através da dedicação de sua fundadora Madre Maria Amélia da Santíssima Trindade, falecida em 1980, desenvolve seu apostolado através da evangelização e a promoção humana das trabalhadoras e trabalhadores domésticos, proporcionando-lhes oportunidades de emprego, alfabetização e cursos diversos de capacitação profissional, e há décadas promove a distribuição de alimentos às pessoas em situação de moradores de rua. A Obra Santa Zita tem a colaboração de voluntários e se mantém com doações financeiras e de cestas básicas.

“Semanalmente, cerca de 30 pessoas à procura de emprego se inscrevem na secretaria da Obra Santa Zita. Outra preocupação da Obra é atender e cadastrar os empregadores interessados e avaliar qual o melhor perfil de profissional doméstico que poderá lhes atender”, afirma Madre Maria Rodrigues Costa, a Superiora da Congregação.

Congregação das Irmãs de Santa Zita
Congregação das Irmãs de Santa Zita

Zita de Lucca, a trabalhadora doméstica canonizada

A Padroeira Santa Zita de Lucca, nascida em 1218 na Itália, exerceu por grande parte de sua vida como trabalhadora doméstica como serviço ao Evangelho e ao atendimento dos pobres de sua época. Santa Zita foi canonizada em 1696 pelo Papa Inocêncio XII, após o reconhecimento de 150 milagres atribuídos à sua intercessão.

Primeiros Votos

A nova integrante da Congregação das Irmãs de Santa Zita Irmã Delcivana Eugênio nasceu em Nova Venecia, no norte do Espírito Santo e desde criança sentia-se chamada à vida religiosa ao participar das celebrações e catequese em uma pequena comunidade rural. A  liturgia da Profissão Religiosa da nova consagrada acontecerá às 9h da manhã, no dia de São José, na Capela da comunidade. Devido à pandemia, a liturgia será restrita mas poderá ser assistida em transmissão ao vivo através do link: facebook.com/cisantazita.

Madre Maria Amélia da Santíssima Trindade
Madre Maria Amélia da Santíssima Trindade

A Congreção se faz presente nas redes sociais

Dia 19 de março será também uma data especial, pois as Irmãs de Santa Zita lançarão oficialmente o perfil da Congregação no Facebook, Instagram e no Whatsapp.

O desejo de manter-se presentes nas redes sociais tem um objetivo de expandir os trabalhos da Casa Santa Zita a fim de prover às necessidades de mulheres e homens que necessitam de empregos, e de famílias que procuram trabalhadores para os cuidados domésticos e de parentes idosos em suas residências; por enquanto, os atendimentos se restringem somente à cidade de São Paulo.

As redes sociais do Instagram e Facebook iniciam suas publicações com as história da Padroeira Santa Zita de Lucca, do início dos trabalhos até a aprovação canônica da Congregação e a vida da sua madre fundadora. Em seguida são apresentados os oferecimentos de cursos profissionalizantes gratuitos e postagens sobre a mística e os eventos da comunidade.

Irmã Delcivana
Irmã Delcivana

O whatsapp como instrumento vocacional

Outra estratégia importante visa reunir em grupos distintos do Whatsapp homens e mulheres desempregados, possíveis empregadores e jovens moças que desejam refletir sobre a vocação à vida consagrada.

Para acessar os perfis da Congregação das Irmãs de Santa Zita nas redes sociais, utilize os links: www.instagram.com/cisantazita e www.facebook.com/cisantazita.

O número do Whatsapp disponível para a inserção de interessados em cursos de formação, ofertas ou oferecimento de empregos domésticos, e do grupo de vocacionadas é: (11) 97617-3175.

Nosso convite se faz presente aqui a todos: Siga, curta e compartilhe nossos perfis, e em especial às jovens, inscrevam-se no nosso grupo vocacional do Whatsapp e sejam bem-vindas.

Você pode colaborar com a Obra Santa Zita oferecendo sua doação:

Caixa Econômica federal

Banco 104

Agência 1652

Conta 003003012-3

60.555.521/0001-37

Instituto Obra Santa Zita do Coração Eucarístico de Jesus.

Santa Zita de Lucca lhes abençoe!

Ir. Maria Rodrigues Costa

Superiora da Congregação das Irmãs de Santa Zita.

Fonte: Congregação das Irmãs de Santa Zita

Vatican News
Imagem capa: Irmãs de Santa Zita: celebração de primeiros votos e a presença nas redes sociais

VEJA TAMBÉM