Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

28/04 Notícias da Igreja Jogadores de futebol encontram o Papa após amistoso pela fraternidade
Compartilhar

O coroamento de um amistoso disputado na terça (26) veio com o encontro em Praça São Pedro: nesta quarta-feira (27) pela manhã, jogadores da “Equipe do Papa – Fratelli tutti” e da Ilha d’Elba encontraram Francisco, após partida que promoveu com um espírito diferente a cultura do encontro, afirmou Monsignor Melchor José Sanchez de Toca y Alameda, subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura, do Vaticano.

Ouça a reportagem e compartilhe

Promover a cultura do encontro em campo e na praça, aquela de São Pedro, nesta quarta-feira (27) pela manhã. Ao final da Audiência Geral, o Papa Francisco saudou dois times de futebol num total de 27 jogadores: a “Equipe do Papa – Fratelli tutti” e aquela da ilha italiana de Elba, que representa as 87 pequenas ilhas país. No dia anterior, elas se enfrentaram em amistoso no Estádio de Trastevere, em Roma, para sensibilizar as pessoas sobre os problemas sociais ligados ao despovoamento das ilhas e para relançar projetos para os jovens.

A realidade das ilhas italianas

A partida de futebol foi uma resposta aos esportistas da Ilha d’Elba – a maior das pequenas ilhas italianas – que escreveram ao Papa pedindo um amistoso do gênero, “jogado em amizade, sem olhar o resultado, que pode ser milagroso”, disse Gaetano D’Auria, presidente da Associação de Futebol Isola d’Elba. No texto, a realidade social vivida diariamente pelos 240 mil habitantes das pequenas ilhas italianas e o pedido para encontrar o Pontífice para encorajá-los a “investir” no presente e no futuro do lugar onde nasceram e para garantir que o fenômeno do despovoamento – especialmente dos jovens – não coloque em questão os serviços essenciais de saúde e educação.

Gaetano acrescentou que eles querem “representar através do esporte, um veículo social de grande impacto, as dificuldades que as pessoas que escolheram viver em pequenas ilhas experimentam todos os dias, mas também as alegrias e a sensação de estar em um paraíso na terra”.

Os jogadores do Papa

A ‘Equipe do Papa’, de formação recente, em 21 de novembro de 2021, não é considerada um time de futebol do Vaticano, mas do Pontífice; tem na Athletica Vaticana o seu clube esportivo oficial e é confiada ao Pontifício Conselho para a Cultura, como explica o seu subsecretário, Monsignor Melchor José Sanchez de Toca y Alameda. A equipe é formada por cidadãos e funcionários do Vaticano, sacerdotes, migrantes africanos que chegaram à Itália pelos corredores humanitários, além de alguns jovens ucranianos.

“É sempre um espírito diferente que promove a cultura do encontro no centro da Fratelli tutti.”

A partida da solidariedade foi organizada pela Liga Nacional de Amadores, a Liga Pro e o time de futebol do Trastevere Calcio.

Andressa Collet – Vatican News

Imagem capa: Vatican Media

VEJA TAMBÉM