18/02 Notícias da Paróquia Via Sacra

A Via Sacra é um exercício de piedade praticado pelos fiéis que consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus até o monte Calvário enquanto carregava a cruz.

É a reconstituição religiosa feita para lembrar o sofrimento de Jesus durante sua missão redentora. Os cristãos ao redor do mundo celebram a importância de Jesus Cristo enfatizando o caminho que percorreu por obediência a Deus. A via sacra é uma prática comum do período da Quaresma, cuja origem remonta às cruzadas.
Via Sacra ou Via Crucis significa em latim “Caminho da Cruz”. Esse caminho é formado por 14 estações.

As meditações da Via Sacra são baseadas nas tradicionais 14 estações ou etapas em que se apresentam as cenas da Paixão de Cristo a serem meditadas pelos Seus seguidores e devotos:

1. Estação: Jesus é condenado à morte;
2. stação: Jesus carrega a cruz às costas;
3. Estação: Jesus cai pela primeira vez;
4. Estação: Jesus encontra a Sua Mãe;
5. Estação: Simão de Cirene ajuda Jesus;
6. Estação: Verônica limpa a face de Jesus;
7. Estação: Jesus cai pela segunda vez;
8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;
9. Estação: Jesus cai pela terceira vez;
10. Estação: Jesus é despojado de Suas vestes;
11. Estação: Jesus é pregado na cruz;
12. Estação: Jesus morre na cruz;
13. Estação: Jesus é descido da cruz;
14. Estação: Jesus é sepultado

Na Paróquia São Geraldo, durante a quaresma, as comunidades irão realizar a via sacra toda sexta-feira a partir do dia 26/02 às 19h30. Acesse a Via Sacra através do material do Grupo de Reflexão clicando aqui. Participe!

Texto: Maria Eva
(Represente paroquial no COPAR)