Essa promoção contou as pastorais, movimentos e serviços paroquiais
Com o tema Ação Social Resgatando Famílias, a Paróquia São Geraldo Magela de Ipatinga-MG, realizou no dia 15 de julho de 2018, a 9ª edição da Ação Social, evento que já consta no calendário fixo paroquial. O acontecimento que uniu saúde e cidadania foi realizado na Comunidade São João Batista. Além das brincadeiras e algodão doce e pinturas nos rostos para as crianças, e cantinho da leitura, os visitantes contaram com serviços de aferição de pressão, avaliação clínica e física, bem como serviços voltados para a Saúde da Mulher.
Junto aos stands das pastorais sociais, esteve o da Polícia Civil, para orientação e regulamentação de documentos, com a presença de advogados que promoveram serviços de orientação jurídica. Também foram oferecidos de forma gratuita, cortes de cabelo por alunos do Instituto Embelezze e ofertadas mudas de plantas medicinais. As oficinas por sua vez, trataram da prevenção da dengue, chikungunya, zika, e também os cuidados com os animais peçonhentos (Zoonoses).
A Ação Social tem como finalidade concretizar em atos sociais o cuidado da Igreja diante de situações reais de marginalização. Procura integrar em suas atividades a fé e o compromisso social, a oração e a ação, a religião e a prática do dia a dia, a ética e a política. A partir da sensibilização e mobilização, a Pastoral Social preocupa-se com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, dos mais necessitados a fim de propiciar a todos uma melhora da qualidade de vida.
Ao buscar referências na Sociologia, vemos que a Ação Social é um conceito motivado pela comunicação dentro da sociedade e tem como objetivo principal uma intenção, a qual é orientada para o outro. Ou seja, a ação social (que envolve ações e reações) somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando assim, seu comportamento.
Inteirado da necessidade de eventos deste cunho, José Luiz, o coordenador paroquial do Grupo Fé e Vida, salientou que “a maior pobreza é a incapacidade de ajudar o próximo. Pois a negligencia de ajudar ao próximo causa a inveja, a avareza e incapacidade de amar. Todos estes são vícios que devastam a vida dos indivíduos e o mundo”.
Diante de tamanha importância deste evento, agradecemos a colaboração de cada um que doou seus serviços e tempo para que a Ação Social pudesse ser realizada, desde já, deixamos aqui o convite, para 10ª Edição da Ação Social no próximo ano, que será realizada na comunidade São José, no Bairro Bom Jardim.
Por Vilton Cantarino Silva
Fotos de Marcia Soares Silva
Pastoral da Comunicação.