Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE agosto de 2024
Compartilhar
Conselhos financeiros da Bíblia

É costume dizer, os documentos da Igreja dizem e todos os que se preocupam em estudar as Sagradas Escrituras e aprofundar na fé sabem, que a grande obra de Deus é a criação e, nela, a principal é o ser humano. A segunda são as Sagradas Escrituras.

Deus percebeu que o ser humano não compreende a si mesmo, não conhece a si mesmo. E isto, em grande parte, é o motivo de se desviarem de Deus, do caminho certo para a verdade e a vida, em sua plenitude. É como se tivéssemos a visão embaçada. Então, Deus escreve um manual, as Sagradas Escrituras. Nelas o ser humano deve se conhecer e conhecer a Deus, descobrindo o caminho que nos conduz a Ele, que é Jesus Cristo, Seu Filho Unigênito.

Mas, como Deus escreveu as Sagradas Escrituras? Escreveu por meio de homens e mulheres que, ao longo da história humana, estiveram abertos a Ele, O ouviam. Deus se revela no cotidiano, e não só em grandes acontecimentos, milagres, em proezas sobre-humanas e sobrenaturais. O Senhor disse-lhe: ‘Sai e conserva-te em cima do monte, na presença do Senhor! Ele vai passar’. Nesse momento, passou diante do Senhor um furacão, tão violento que fendia as montanhas e quebrava os rochedos, mas o Senhor não estava naquele vento. Depois do vento, a terra tremeu, mas o Senhor não estava no tremor de terra. Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira. Tendo Elias ouvido isso, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da caverna. Uma voz disse-lhe: ‘Que fazes aqui, Elias?’. Ele respondeu: ‘Consumo-me de zelo pelo Senhor, Deus dos exércitos. Porque os israelitas abandonaram a vossa aliança, derrubaram os vossos altares e passaram os vossos profetas a fio de espada. Só eu fiquei e agora querem tirar-me a vida’. O Senhor disse-lhe: ‘Retoma o caminho do deserto, na direção de Damasco. Ali chegando, ungirás Hazael como rei da Síria, Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel e Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meúla, como profeta em teu lugar.’” (1Rs.19,11-16)

Desta maneira, encontramos nas Sagradas Escrituras tudo que precisamos. O mandamento que hoje te dou não está acima de tuas forças, nem fora de teu alcance. Ele não está nos céus, para que digas: ‘Quem subirá ao céu para no-lo buscar e no-lo fazer ouvir para que o observemos?’. Não está tampouco do outro lado do mar, para que digas: ‘Quem atravessará o mar para no-lo buscar e no-lo fazer ouvir para que o observemos?’. Mas essa palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração, para que possas cumprir. Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem, e a morte com o mal. (Dt.30,11-15) Como exemplo disto, vamos ver, nas Sagradas Escrituras, cinco hábitos que empobrecem a pessoa. 1. Contrair dívidas. Está escrito em Provérbios, “o rico domina os pobres: o que toma emprestado torna-se escravo daquele que lhe emprestou.” (Pr.22,7) Tomar emprestado parece uma solução fácil, mas leva ao oposto do que se queria. 2. Não economizar. “Na casa do sábio há preciosas reservas e óleo; um homem imprudente, porém, os absorverá.” (Pr.21,20) Faça esforço para economizar todo mês, mesmo que um pouco. 3. Tentar enriquecer rapidamente. “Os planos do homem ativo produzem abundância; a precipitação só traz penúria.” (Pr.21,5) 4. Consumismo. “O que ama os banquetes será um homem indigente; o que ama o vinho e o óleo não se enriquecerá.” (Pr.21,17) 5. Desonestidade. “A mão preguiçosa causa a indigência; a mão diligente se enriquece.” (Pr,10,4)

Como podemos ver aqui, há, nas Sagradas Escrituras, conselhos financeiros e econômicos que também nos ajudam a prosperar em todos os sentidos. O ser humano está sempre amadurecendo, até o dia de sua morte. Vamos buscar sempre caminhar nesta estrada.

Pe. Aloísio