Palavra do Padre
ALOISIO VIEIRA

MÊS DE outubro de 2024
Segredo que todo mundo sabe

Convido você a fazer, comigo, uma reflexão sobre algo que você já sabe, mas talvez não se deu conta ainda: a sua habilidade de criar a vida que você quer está diretamente ligada com a sua disposição de experienciar o contrário. Se você está disposto a viver o contrário, viver o sacrifício, como é dito popularmente; você consegue chegar onde quer.

Não estou falando aqui do ‘fazer’, mas da disposição de ‘vivenciar’. É esta disposição que vai sustentar o seu ‘fazer’; caso contrário, você vai desistir em alguma altura do caminho. Vejamos:

Guardar dinheiro vai dar a você a sensação de estar quebrado, enquanto na verdade está fazendo você mais rico. Vai dar a sensação de estar quebrado porque você não vai gastar seu dinheiro com seus prazeres, com suas vontades e com aquilo que é supérfluo. Você deverá estar focado naquilo que você quer conquistar, no patamar de vida que você planejou. Renunciar aos seus prazeres, às suas vontades e àquilo que é supérfluo, que envolvam gasto de dinheiro, vão dar a sensação de trabalho escravo; mas, é só sensação.

Criar limites, os quais você não ultrapassa, por ninguém, pode te fazer sentir sozinho; pois, muitos, daqueles que você considerava ‘amigos’, vão deixar você. Porém, na verdade você estará criando relações mais saudáveis, uma vez que ficarão, e vão se aproximar, pessoas que respeitam você.

Ao se aprofundar nos seus traumas, enfrentá-los, você pode se sentir despedaçado. Quando na verdade isso vai estar te curando. Não enfrentar seus traumas é carregá-los ao longo de todos os anos que virão e sofrer os efeitos deles em sua vida.

Ao começar a fazer exercícios físicos, você vai se sentir fraco, incapaz. Mas, sendo perseverante, na verdade vai estar ficando mais forte.

Ao aprender algo novo você vai se sentir bom, capaz; mas, isto não é o mais importante. Na verdade, aprender algo novo vai fazer com que você fique mais inteligente, pois vai exercitar o seu cérebro.

Como vimos nestes exemplos, a sua habilidade de conseguir as coisas que você quer está diretamente relacionada com a sua disposição em experienciar o oposto. Conseguir o que você quer, passa pela disposição de se sentir desconfortável. Quem não está disposto a isto, dificilmente vai atingir seus objetivos.

As Sagradas Escrituras estão cheias destes exemplos, onde os santos e santas bíblicos, antes de conseguirem o que queriam, que é servir a Deus, na posição que Deus os queria, passaram por isto. Abraão e Sara, já idosos, foram enviados por Deus ao deserto. Tiveram que deixar a cidade de Ur, na região dos Caldeus, com tudo o que a cidade oferece, para ir ao deserto, onde não há nada. Jacó, príncipe em sua tribo, teve que fugir de seu irmão Esaú e ir para outra tribo, trabalhar para o senhor dela. José foi vendido como escravo para o Egito, por seus irmãos, passar por diversas provações em um País estrangeiro. O povo de Deus foi escravo no Egito por 400 anos até ser libertado. Também teve que vagar pelo deserto por 40 anos, até chegar à terra prometida por Deus. Davi, ungido como rei de Israel, antes de ser coroado, foi perseguido por Saul. E assim por diante. Se você procurar, vai encontrar muito mais exemplos na Bíblia.

O maior deles é o de Nosso Senhor Jesus Cristo. Para salvar, redimir a humanidade teve que morrer na cruz, por amor. Para criar a vida que Ele quer para nós, este é o objetivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, teve que ter a disposição de experienciar o contrário, a morte. Teve que enfrentar a derrota total, humanamente falando. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.” (Jo.5,13)

“O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão.” (Mt.10,24) Você pode ficar parado onde está e não gerar, para você mesmo, a vida que você tem capacidade de gerar, viver do mesmo jeito durante a vida toda e frustrar tudo que você um dia almejou. Ou pode arregaçar as mangas e ir à luta, viver o contrário do que você quer, por sacrifício, e alcançar o que, hoje, lhe parece impossível. Deus é contigo, abençoando seus sacrifícios e conduzindo você. Você consegue!

Pe. Aloísio