Comunidade Nossa Senhora das Graças

A Comunidade Nossa Senhora das Graças – B. Esperança, deu-se início no mês de março de 1967, com apoio do então Pároco Pe. Cícero de Castro – Paróquia Cristo Rei. O conselho era representado por José André Rodrigues (Presidente), Nilo Lopes de Faria (Secretário), Manoel Victor dos Reis (Tesoureiro). Os assistentes eram Maria Bartolomeu (Fia), Valdir de Paula Moreira, Elza, Algemiro de Oliveira, Henrique de Freitas Badaró, José Julião. Um traço marcante da comunidade é a celebração do dia da Padroeira, que se realiza em novembro, com a bênção das medalhas, sinal da presença de Maria no mundo, protegendo e levando seus filhos para Cristo.

ORIGEM DA MEDALHA MILAGROSA:

A 27 de novembro de 1830, na Capela das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula em Paris, a Santíssima Virgem se manifestou à humilde noviça Catarina Labouré.

A Virgem apareceu sobre um globo, pisando uma serpente e segurando nas mãos um globo menor, oferecendo-vos a Deus, num gesto de súplica.

Maria fala, então à feliz vidente: “Este globo representa o mundo inteiro… e cada pessoa em particular”.

De repente o globo desaparece e suas mãos se estendem suavemente, derramando sobre o globo brilhante raios de luz.

Formou-se assim um quadro oval, rodeado pelas palavras: “Ó Maria concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a vós”. Virou-se então o quadro, aparecendo, no reverso, um “M” encimado por uma cruz e, embaixo, os corações de Jesus e de Maria. E a Santíssima Virgem lhe pede: “Faça cunhar uma medalha, conforme este modelo”. E promete: “as pessoas que a trouxeram com fé e confiança, receberão graças especiais.”

E assim foi cunhada, em Paris, esta medalha, que logo se espalhou pelo mundo inteiro, derramando graças tão numerosas e extraordinárias que o povo, espontaneamente, passou a chamá-la:

“A Medalha Milagrosa”. “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Festa da Padroeira: 27/11

Missas / Celebrações:
1ª quinta-feira: 19h30 – Adoração ao Santíssimo
(Nas quintas-feiras pode acontecer também a Missa e bênçãos – conforme escala)
1ª sexta-feira: 07:00h
Domingo: 07:00h e 19:30h

Igreja: Aberta somente nos horários de reuniões, missas/celebrações, encontros

Coordenação da Comunidade (CPC):
Márcia Maria de Souza

Secretária CPC: Maria Aparecida de Jesus Honorato

Conselho Comunitário para Assuntos Econômicos (CCAE):
Afonso Rodrigues
Adair Nunes de Morais
Márcia Maria de Souza

Reuniões:
Conselho Pastoral Comunitário (CPC): 2ª segunda-feira do mês às 19:30h

Catequese:
Segunda-feira – 19:00h às 20:30h na escola Henrique Freitas Badaró.

Endereço: Rua Centáurea, n.º 15 - Esperança – CEP: 35162-319 – Ipatinga