Comunidade São João Batista

Pe. Alex voltado para o espírito missionário e percebendo a exigência da missão, em agosto de 2004, na Semana Nacional da Família, em visita a um dos encontros da Pastoral Familiar Sagrada Família na Grota do IAPI, onde estavam presentes alguns membros: Zezinho e Kátia, Dom e Fatinha, Antônio (Ponte Nova) e Máurea, dentre outros. Nosso padre missionário vendo as dificuldades dos moradores desta comunidade e de modo especial os idosos e doentes, de se deslocarem para outras igrejas ou comunidades mais distantes, propôs que estes membros se organizassem com o intuito de começar aqui uma nova comunidade.

Aproveitando o ensejo, queremos lembrar e recordar de alguns irmãos(as) falecidos que muito motivaram a criação desta nova comunidade, são eles: Sra. Efigênia, Sr. José Matozinho, Sra. Carmelita, Sr. José Luiz e outros, sabendo, pois, que estes nossos irmãos e irmãs estão na presença de Deus, a comunidade não parou e deu continuidade à sua missão.
A primeira reunião aconteceu no mês de outubro de 2004, na casa do Zezinho e Kátia, contando com a presença de 15 membros da Com. Nossa Senhora das Graças, 04 membros de outras comunidades, Pe. Alex, foram discutidos vários assuntos sobre a criação e aceitação desta nova comunidade, também foi sugerido que fosse feito um levantamento das famílias católicas da Grota com um abaixo assinado.
A segunda reunião aconteceu em novembro de 2004, no CPC da Comunidade Nossa Senhora das Graças, onde foi discutido a criação e aceitação desta nova comunidade já apresentando o levantamento das famílias.

Outras reuniões aconteceram para refletirmos a nossa caminhada de fé, através de roteiros e textos enviados pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para discutirmos a criação de algumas pastorais. Pe. Alex sugeriu que contássemos com o apoio de todos coordenadores e ministros da Paróquia, e de modo especial com os da Comunidade Nossa Senhora das Graças, os quais, muito nos ajudaram nos trabalhos litúrgicos. A ajuda de todos da Paróquia sempre é bem-vinda, porque somos uma comunidade de irmãos.
Nos tropeços e recomeços, devido ao envolvimento dos coordenadores e membros de todas as comunidades em várias atividades pastorais, sempre ligados ao apelo de nossa Diocese e da Paróquia, engajados nas CEBs, Santas Missões Populares e a criação de nossa Paróquia São Geraldo, procuramos repensar a nossa caminhada e retornamos os nossos trabalhos no dia 29 de maio de 2007.

Nesta data, registramos a primeira Ata da nova comunidade e todos os membros participantes resolveram escolher o Sr. Robson Gualberto como coordenador e a Sra. Maria de Fátima (Fatinha) como vice-coordenadora, o Sr. João de Souza como primeiro secretário e Sra. Cleusa Maria como segunda secretária. Implantou-se também a coordenação do Dízimo composta pelos membros: Sr. Dote, Sr. Antônio (Ponte Nova) e Sr. Antônio. Mas a grande acelerada aconteceu mesmo foi no dia 03 de dezembro de 2008, quando as Sras. Valmira, Cléo e Marina, resolveram pegar firmes abraçando esta causa, então foram até à paróquia conversar com o nosso Pároco Pe. Alex, par pedir-lhe a permissão para dar início as celebrações litúrgicas, as quais, nos foram concedidas.
Imediatamente o Sr. Robson Gualberto e sua esposa Sr. Cleusa, juntamente com toda a sua família solidarizam-se e concederam o espaço físico de sua casa, para que estas reuniões e celebrações acontecessem de fato.

Assim, a primeira celebração litúrgica realizou-se no dia 10 de janeiro de 2009. Muitos eventos aconteceram com o objetivo de arrecadar fundos para a nova comunidade como: feijoada e barraquinhas com comidas típicas. Toda nossa caminhada está registrada em ata.
Hoje a nova comunidade é uma realidade, com o Espírito Missionário baseado na espiritualidade de São João batista, no qual tornou-se o nosso padroeiro escolhido por todos os membros participantes através do processo de votação no dia 19 de setembro de 2009.
Contamos com algumas pastorais já organizadas que já atuam em vários setores da nova comunidade: Pastoral Familiar, Pastoral do Dízimo, Pastoral Catequética e a Pastoral Litúrgica.
Nosso objetivo é seguir o lema do precursor ” Convertei-vos porque o Reino do Céu está próximo” – Mt 3,2.

A missa de instituição foi no dia 24/10/2009 na Rua Madressilva. Em seguida a comunidade instalou-se na rua Verônica na casa de Valmira e Dote. Com a aquisição do terreno hoje a comunidade tem sede própria e se reúne na Rua Verônica 115 – B. Esperança.
Em nome da comunidade agradeço a Deus, a São João Batista, a todos os coordenadores e ministros e membros da Comunidade Nossa Senhora das Graças, que direta ou indiretamente contribuíram e contribuem com o engrandecimento do Reino de Deus, com a criação desta nova comunidade, ao Pe. Alex por ter nos incentivado e a todas as comunidades por estarem aqui hoje celebrando conosco.
Que Jesus e Maria nos abençoe nesta caminhada tão difícil rumo ao Pai.
São João Batista, rogai por nós! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Festa do Padroeiro: 24/06

Missas / Celebrações:
1ª quinta-feira: 19h30 – Adoração ao Santíssimo
(Nas quintas-feiras pode acontecer também a Missa e bênçãos – conforme escala)
Sábado – 18h

Igreja: Aberta somente nos horários de reuniões, missas/celebrações, encontros

Reunião:
Conselho Pastoral Paroquial (CPC): 1ª sexta-feira (após CPP) às 19h30

Catequese:
1ª, 3ª e 5ª etapa – segunda-feira – 19:00h
2ª, 6ª, 7ª e 9ª etapa – terça-feira – 19:00h
4ª e 8ª etapa – sábado – 16:00h