A diocese de Januária (MG) informou o falecimento do seu bispo diocesano dom Geraldo de Souza Rodrigues, na noite do Domingo de Ramos, 13 de abril de 2025, em Belo Horizonte (MG). Dom Geraldo tinha 62 anos e foi diagnosticado com câncer nos rins. Ele estava internado na capital mineira há algumas semanas em tratamento.
Ainda não foram divulgadas as informações sobre o sepultamento.
Natural de Porto Firme, município na Zona da Mata de Minas Gerais, em 24 de outubro de 1963, dom Geraldo estava à frente da diocese de Januária desde 3 de fevereiro de 2024, após ter sido nomeado em 25 de outubro de 2023 e ordenado em 27 de janeiro de 2024. Seu lema episcopal era “Tui sunt, et eos mihi dedisti” (São teus e os destes a mim – Cf. Jo 17,6).
Como padre, na arquidiocese de Mariana (MG), foi pároco nas paróquias São Domingos de Gusmão, em Diogo de Vasconcelos (MG); Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG); São Sebastião, em Itabirito (MG); Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG); Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas (MG); São José, em Paula Cândido (MG); e Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG). Também atuou como coordenador arquidiocesano de Catequese, representante arquidiocesano dos Presbíteros, vigário forâneo, vigário episcopal, membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) prestou condolências à diocese, aos familiares e amigos.
Nota de pesar pelo falecimento de Dom Geraldo de Souza Rodrigues
Estimados irmãos da Diocese de Januária, familiares e amigos e Dom Geraldo de Souza Rodrigues,
Com pesar recebemos a notícia do falecimento deste nosso irmão Dom Geraldo de Souza Rodrigues, na noite do Domingo de Ramos, momento tão forte da nossa Igreja, quando abrimos a Semana Maior, rumo à Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Seja este momento forte da nossa Liturgia fonte da força e do consolo necessários para todos que sentem a despedida deste irmão, a quem desejamos que descanse em paz.
Em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBBDom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBBDom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBBDom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB
CNBB