16/07 Notícias da Paróquia Paróquia São Geraldo realiza Ação Social

Essa promoção contou as pastorais, movimentos e serviços paroquiais

Com o tema Ação Social Resgatando Famílias, a Paróquia São Geraldo Magela de Ipatinga-MG, realizou no dia 15 de julho de 2018, a 9ª edição da Ação Social, evento que já consta no calendário fixo paroquial. O acontecimento que uniu saúde e cidadania foi realizado na Comunidade São João Batista. Além das brincadeiras e algodão doce e pinturas nos rostos para as crianças, e cantinho da leitura, os visitantes contaram com serviços de aferição de pressão, avaliação clínica e física, bem como serviços voltados para a Saúde da Mulher.
Junto aos stands das pastorais sociais, esteve o da Polícia Civil, para orientação e regulamentação de documentos, com a presença de advogados que promoveram serviços de orientação jurídica. Também foram oferecidos de forma gratuita, cortes de cabelo por alunos do Instituto Embelezze e ofertadas mudas de plantas medicinais. As oficinas por sua vez, trataram da prevenção da dengue, chikungunya, zika, e também os cuidados com os animais peçonhentos (Zoonoses).
A Ação Social tem como finalidade concretizar em atos sociais o cuidado da Igreja diante de situações reais de marginalização. Procura integrar em suas atividades a fé e o compromisso social, a oração e a ação, a religião e a prática do dia a dia, a ética e a política. A partir da sensibilização e mobilização, a Pastoral Social preocupa-se com as questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação, dos mais necessitados a fim de propiciar a todos uma melhora da qualidade de vida.
Ao buscar referências na Sociologia, vemos que a Ação Social é um conceito motivado pela comunicação dentro da sociedade e tem como objetivo principal uma intenção, a qual é orientada para o outro. Ou seja, a ação social (que envolve ações e reações) somente é estabelecida quando entramos em contato com o outro, afetando assim, seu comportamento.
Inteirado da necessidade de eventos deste cunho, José Luiz, o coordenador paroquial do Grupo Fé e Vida, salientou que “a maior pobreza é a incapacidade de ajudar o próximo. Pois a negligencia de ajudar ao próximo causa a inveja, a avareza e incapacidade de amar. Todos estes são vícios que devastam a vida dos indivíduos e o mundo”.
Diante de tamanha importância deste evento, agradecemos a colaboração de cada um que doou seus serviços e tempo para que a Ação Social pudesse ser realizada, desde já, deixamos aqui o convite, para 10ª Edição da Ação Social no próximo ano, que será realizada na comunidade São José, no Bairro Bom Jardim.

Por Vilton Cantarino Silva
Fotos de Marcia Soares Silva