05/09 Santa Madre Teresa de Calcutá

Hoje, 5 de setembro, celebramos a memória litúrgica da “santa das sarjetas”, nome pelo qual é conhecida Santa Madre Teresa de Calcutá. Nascida na Albânia em 1910, Agnes Gonxha Bojaxhiu, seu nome de batismo, logo cedo sentiu o chamado de consagrar-se totalmente a Deus na vida religiosa, mas foi somente aos 18 anos que ingressou na Congregação das Irmãs de Loreto, ordem dedicada à educação, onde tomou o nome de Teresa, em homenagem à carmelita de Lisieux.

Transferida para Calcutá na Índia, a estudos, certo dia, ao deparar-se com um moribundo, escutou a voz de Jesus Crucificado que lhe disse: “Tenho Sede”. Este encontro foi tão impactante para Madre Teresa, que ela logo desligou-se da antiga Congregação e deu início as “Missionárias da Caridade”, um apostolado dedicado aos excluídos da sociedade.

Sobre sua missão ela expressou que “queria ser um lápis nas mãos de Deus”, e de fato ela foi, com sua oferta de vida, Deus pode escrever uma linda história de caridade e misericórdia. No fim de sua vida, seus pés refletiam o sacrifício de quem por 45 anos caminhou ao encontro dos pobres, doentes e órfãos e moribundos das periferias de Calcutá.

Combateu pelos direitos humanos e se empenhou bravamente na luta contra o aborto, ao qual ela alertou: “qualquer país que aceite o aborto não está ensinando o seu povo a amar, mas a usar de qualquer violência para conseguir o que se quer. É por isso que o maior destruidor do amor e da paz é o aborto”.

Aos 87 anos, Madre Teresa partiu para a eternidade, deixando sua Congregação com mais de quatro mil membros, presente em 123 países. Foi beatificada por seu amigo, Papa São João Paulo II, em 19 de outubro de 2003 e canonizada pelo Papa Francisco em 4 de setembro de 2016.

Neste dia, peçamos por intercessão de Santa Madre Teresa, que o Senhor nos ajude a sermos misericordiosos e compassivos com aqueles que sofrem, que como ela, sejamos movidos a fazer o bem sem olhar a quem.

Santa Teresa de Calcutá, rogai por nós!