18/10 Notícias da Paróquia 25 Anos de Caminhada da Comunidade Atos dos Apóstolos

Neste ano de 2018, a Comunidade Atos dos Apóstolos celebra seu vigésimo quinto ano de existência. Nasceu de um pequeno grupo de pessoas que se reunia para fazer o estudo do Livro dos Atos dos Apóstolos. O simples desejo daquele grupo corajoso de se reunir em comunidade, para celebrar a Palavra de Deus, deu início a um desejo maior, algo que iria transformar a vida de todos.

As primeiras celebrações da Comunidade eram realizadas em um galpão cedido por uma família do bairro. Esse primeiro espaço foi muito importante, pois passou a ser um local de referência. Surgiram então as primeiras Pastorais, os Movimentos e Serviços: Pastoral Litúrgica, Catequética, Familiar, da Saúde, Grupo de Reflexão, Vicentinos, Grupo de Oração e Dízimo.

Inspirada pelo Espírito Santo, a Comunidade começou a se organizar para construir seu templo e centro pastoral, foram feitas dezenas de barraquinhas, campanhas, promoções e arrecadação de doações. Após a compra do terreno e aprovação do projeto de construção, os próprios membros da Comunidade foram ao trabalho, fazendo tijolos com o barro tirado da área onde hoje está a Igreja São Lucas.

Dia após dia, fazendo o trabalho de “formiguinha” o povo de Deus mais uma vez provou que a união faz a força. Hoje, a Comunidade possui uma ótima estrutura, além de um amplo templo com banheiros, sacristia e três salas que são usadas pela Liturgia, para reuniões e almoxarifado. Nos dois andares inferiores, funciona o Centro Pastoral São Lucas com: salão, vinte banheiros, onze salas e uma ampla cozinha.

Muito além das paredes e portas, a Comunidade cresceu espiritualmente, as pastorais se multiplicaram, a cada dia novas pessoas se juntam ao serviço pastoral, ampliando a cada dia o número de cristãos que se reúnem para celebrarem a Palavra de Deus e a Eucaristia, quer seja durante a semana ou aos domingos.
Quanto trabalho, quantas lágrimas de alegria em encontrar e fazer grandes amigos, alegria por ter a certeza de que toda a Comunidade tem um local para viver e conviver na presença de Deus! Lágrimas de tristeza, ao lembrarmos dos grandes amigos que já partiram, mas deixaram suas sementes que, hoje e, por muito tempo, irão gerar maravilhosos frutos!

Em agradecimento ao Senhor por estes 25 anos de caminhada, convidamos você e sua família para a Santa Missa por essa intenção e também em honra ao nosso padroeiro São Lucas, no dia 28 de outubro, às 18h, na Comunidade Atos dos Apóstolos. Participe conosco!

Cleiton Marcos
Comunidade Atos dos Apóstolos e EPAP