04/08 Dia do Padre

Cheios de gratidão, celebramos hoje, 4 de agosto, o Dia do Padre. Louvamos a Deus por todos aqueles que abdicaram de seus sonhos para realizar o sonho de Deus, e ofertam sua vida “para dar continuidade a obra de redenção na terra”.

Por isso, com muita reverência São Francisco disse: “O Senhor me deu tanta fé nos sacerdotes que vivem segundo a santa Igreja Romana, por causa de sua ordenação, que, mesmo se eles me perseguissem, recorreria a eles. E a todos hei de respeitar, amar e honrar, como a meus senhores. Nos sacerdotes não quero considerar pecado algum, porque neles reconheço o Filho de Deus e eles são meus senhores. E isto faço porque do mesmo altíssimo Filho de Deus nada vejo corporalmente neste mundo senão o seu santíssimo Corpo e Sangue, que eles consagram e somente eles administram aos demais”

Para ilustrar este papel do padre, São João Maria Vianney, a quem também celebramos neste dia, nos diz: “Quem recebeu vossa alma à sua entrada na vida? É o sacerdote. – Quem a sustenta para dar-lhe a força de fazer sua peregrinação? O sacerdote. – Quem há de prepará-la para se apresentar diante de Deus, purificando-a pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O sacerdote, sempre o sacerdote”.

Sendo assim, peçamos a intercessão de São João Maria Vianney, padroeiro de todos os sacerdotes, por todos os padres, para que o Espírito Santo que o sustentou, o encorajou e o inspirou mediante aos desafios da evangelização e do pastoreio, faça o mesmo com nossos amados sacerdotes.

Peçamos também que o Senhor ajude a todos os leigos a ter um olhar de gratidão e reverência aos e pelos padres. Que estejamos atentos a suas necessidades e solicitações, e sobretudo, que sejamos seus intercessores, que em nossas orações, peçamos sempre por eles, para que sejam guardados de todo mal e conduzidos à santidade.