22/07 Notícias da Paróquia Festa de Santa Maria Madalena

Celebramos hoje, 22 de julho, a festa de Santa Maria Madalena. Infelizmente, em torno de sua identidade há uma confusão, uns dizem que ela é a prostituta arrependida, outros, hereticamente, que ela seria noiva de São João Evangelista e até esposa de Jesus, mas conforme as escrituras quem é Maria Madalena?

Segundo São Lucas, Maria Madalena foi uma seguidora de Jesus, de quem Ele tinha expulsado sete demônios, e que juntamente com um grupo de mulheres acompanhavam Jesus e seus discípulos nas viagens do seu ministério e que com recursos próprios os ajudavam (cfr. Lc 8, 1-3). São Mateus acrescenta que ela seguiu Jesus em todo o seu trajeto a caminho de Jerusalém e que ela foi testemunha ocular dos momentos de Sua Morte e Ressurreição (Mt 27, 56), sendo ela também a primeira a ver Nosso Senhor ressuscitado. Conforme a tradição oriental, Maria Madalena, junto com Lázaro, Marta e outros, evangelizaram a cidade de Provença, no sul da França.

Dela nos diz Santo Tomás de Aquino no Comentário ao Evangelho de São João: “Deve-se reconhecer aqui um tríplice privilégio concedido a Madalena. Em virtude do primeiro, de caráter profético, ela mereceu ver os anjos; o profeta, com efeito, é quem serve de mediador entre os anjos e o povo. Em virtude do segundo, consistente na elevação angélica, ela viu a Cristo, a quem desejam contemplar os anjos. Em virtude do terceiro, que é o ofício apostólico, ela tornou-se apóstola dos Apóstolos, e por causa disso lhe foi confiada a tarefa de anunciar aos discípulos a Ressurreição do Senhor, a fim de que, assim como no princípio a mulher levara ao homem palavras de morte, assim também uma mulher anunciasse agora palavras de vida”.

Neste dia, peçamos a Santa Maria Madalena que interceda por nós para que também renunciemos nossos pecados e busquemos uma vida virtuosa e dedicada no seguimento de Nosso Senhor. Santa Maria Madalena, rogai por nós.