19/02 A grande importância do Dízimo para a vida paroquial

Como bem sabemos, o dízimo é de grande importância para a vida paroquial, pois essa contribuição possibilita que a Igreja disponha do que é necessário para o culto divino, para as obras de apostolado e de caridade, e para o honesto sustento dos ministros.

O mais recente documento da CNBB sobre o dízimo, o documento 106 elaborado pelo Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), nos aponta as dimensões do dízimo que são elementos constitutivos do próprio dízimo, a sua essência, e deste modo afirma que o dízimo tem quatro dimensões: religiosa, eclesial, missionária e caritativa.

Dizemos que o Dízimo tem uma Dimensão Religiosa porque ele estabelece um a relação entre a criatura e o Criador, é um gesto de reconhecimento e de gratidão para com Deus, que nos doa todos os bens que possuímos. Quanto à Dimensão Eclesial, vemos como a devolução do Dízimo revela nosso compromisso com a Igreja, que é o lugar sagrado onde recebemos os sacramentos e onde vivemos a nossa fé.

Na sua Dimensão Caritativa, vemos o quanto o Dízimo nos impele à partilha dos dons e dos bens que é um gesto de amor ao próximo. Por fim, não há como não perceber a dimensão missionária através do Dízimo, pois todo dizimista participa da ação evangelizadora da igreja, e dessa forma, mesmo que indiretamente, se torna um evangelizador, postura que é dever de todo cristão.

Dessa forma, concluímos que o Dízimo, é uma bênção não somente para a Igreja como Templo, mas também para nós, pois nos expõe a muitas graças. Para tanto, se você ainda não entrega o seu dízimo, te convidamos a buscar compreender a importância desse compromisso com a Igreja. Reze, confie e se torne um dizimista!