07/05 Notícias da Paróquia A IAM (Infância e Adolescência Missionária) da Comunidade São José comemora 10 anos de atividades.

Com o lema “Todas Crianças e Adolescentes do Mundo Sempre Amigos,’’ a IAM da Comunidade São José da Paróquia São Geraldo Magela de Ipatinga, celebrou no 6º domingo da Páscoa, 05 de maio de 2024, a Missa em Ação de Graças pelos 10 anos de sua fundação. Com várias atividades realizadas ao longo do ano em busca de fortalecer a experiência missionária das crianças, adolescentes e assessoras.

A Missa foi celebrada pelo pároco, padre Aloísio Vieira que em sua homilia dirigida em especial para as crianças refletiu sobre vários tipos de amor. Mas antes de tudo que tenhamos uma relação de intimidade com Jesus.  “Pois o sentido da vida consiste em amar. Sem amor, a vida é triste e a existência uma mentira. Por isso Jesus insiste com os discípulos sobre a necessidade de uma vida autêntica, no amor. Nos lembrou ainda que até aquelas pessoas que estão vivendo um estilo de vida de amor estéril, amor interesseiro, amor que usa o outro, amor baseado na atração sexual, amor que, na verdade, não é mais amor! Essas pessoas são convidadas pelo próprio Cristo a saírem desses contextos e entrarem no coração de Jesus” finalizou.

Lembrando que a Infância e Adolescência Missionária celebra em 2024, 181 anos. No Brasil, são mais de 1.100 grupos em todas as regiões do país. A IAM desperta nas crianças e adolescentes a consciência missionária, animando-as a partilhar a fé e os seus bens materiais com as crianças mais necessitadas no mundo. É viver o lema “Crianças e adolescentes ajudam e evangelizam crianças e adolescentes”, cooperando assim com a missão em todos os continentes.

Na Infância e Adolescência Missionária a consagração é uma forma de as crianças e adolescentes assumirem pública e solenemente a decisão de ser missionário/a. A consagração é um entregar-se, decidir-se livremente, dizer sim. É a disposição de colaborar para que todas as crianças e adolescentes do mundo conheçam Jesus, o amem e se amem.

As crianças e adolescentes que se consagrarem devem ter participação comprometida de, pelo menos, um ano de caminhada na Infância e Adolescência Missionária. A partir da consagração a Obra, renova-se anualmente. Os símbolos oficiais da consagração das crianças e adolescentes é o lenço com o botton.

A Missão da Infância e Adolescência realiza-se com pequenos gestos concretos de amor ao próximo, por meio de atitudes fraternas, em todos os lugares, no lazer, nos estudos, na oração, na contemplação do Rosto de Deus que é refletido no rosto dos irmãos de perto e distantes. Crianças e adolescentes ajudam e evangelizam crianças e adolescentes.

Texto e Fotos: Vílton Cantarino Silva- Pastoral da Comunicação.

Fonte:  IAM