22/04 Notícias da Paróquia A Liturgia da Vigília Pascal

A celebração da Grande Vigília inicia com a Liturgia da Luz, do Fogo Novo onde se acende o Círio Pascal e segue a Liturgia da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. Nesta noite, foi um momento propicio onde padre Hideraldo Vieira batizou sete catecúmenos, jovens e adultos, recém-preparado pela IVC – Iniciação da Vida Cristã.

Cristãos no mundo inteiro vivem neste Sábado Santo um dia de silêncio, à espera. Um silêncio que é rompido quando é entoado na Vigília Pascal – nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa – o Glória e o Aleluia, pela primeira vez desde o início da Quaresma.

A Vigília faz parte do Tríduo Pascal, que teve início com a Missa com o Rito do Lava-pés na Quinta-feira Santa, quando Jesus institui a Eucaristia. Na Sexta-feira Santa, o Cordeiro é imolado, morto na Cruz pela salvação da humanidade.

Neste dia fazemos experiência do vazio. O Senhor cumpriu sua missão nos redimindo, através de sua paixão e cruz, através de sua entrega até a morte. Na noite de sexta-feira contemplamos o sepultamento de seu corpo. Mas na Noite do Sábado Santo celebramos a Vitória da Vida, a ressurreição de Jesus, o encontro do Filho ressuscitado com a Mãe que deixará de ser a Senhora das Dores, para ser a Senhora da Glória.

Nossa vida deverá ser um permanente Sábado Santo, não com vazio, mas pleno de fé, de esperança na certeza da vitória da Vida e que também teremos o reencontro que Maria teve, e será para sempre! Neste dia todos fazem renovação das promessas batismais,que segundo Santo Agostinho é “o maior e mais indispensável dos votos”, no qual prometemos permanecer em Cristo.

Quanto mais nos deixarmos envolver pela Palavra de Vida, que é Jesus, mais nos aproximaremos da tarde da ressurreição; de modo mais intenso essa palavra irá nos iluminar e aquecer.

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Paróquia São Geraldo – Ipatinga