03/02 A vida de São Brás

Hoje, 3 de fevereiro, celebramos a memória do santo que é conhecido por sua intercessão junto a doenças da garganta: São Brás. Nascido em Sebaste na Armênia, no final do século III, Brás dedicou sua juventude à medicina, mas conta-se que em uma determinada fase, ele se retirou para uma caverna onde viveu uma temporada como os eremitas, dedicando-se à oração, meditação e penitência.

Restabelecido e com fé avivada, retornou para o convívio dos seus e para os seus trabalhos, onde passou a atuar não somente com os conhecimentos da profissão, mas com sua fé. Nesta época, o bispo de Sebaste faleceu e o povo ciente da sabedoria e dos bons propósitos de Brás, pediu a ele que se tornasse o novo bispo. Sempre disponível a ajudar as pessoas, aceitou ser ordenado padre e sagrado bispo.

Como bispo, Brás enfrentou duras provações, pois a Igreja neste tempo foi cruelmente perseguida pelo imperador Licínio. Conhecedor da fama de santidade do bispo, o prefeito desejoso de agradar o imperador, o denunciou como sendo cristão.

A caminho do seu martírio, uma mãe lhe apresentou uma criança que estava morrendo engasgada, e o bispo, mesmo diante da iminência de sua morte, parou e orou a Nosso Senhor, que imediatamente ficou curada. De uma fé inabalável, Brás sofreu todas as torturas, fiel a Jesus e a Igreja, o que enfureceu o imperador que mandou que ele fosse decapitado.

Com um golpe de espada, a Igreja perdeu um bispo, mas ganhou um intercessor no céu. Neste dia, peçamos a intercessão de São Brás por todos os enfermos, para que alcancem o alívio de seus males.

São Brás, rogai por nós!