24/08 Notícias da Paróquia Ação de Graças Regional dos Catequistas

A Paróquia São Geraldo Magela marcou presença no dia 18 de agosto de 2024 (Domingo), juntamente com os catequistas do Regional 3 da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, na Paróquia São Francisco Xavier (Santuário da Piedade) em Coronel Fabriciano, para a Ação de Graças pelo dia do Catequista.

“Catequista não é apenas um transmissor de ideias, conhecimentos, doutrina ou, mais ainda, um professor de conteúdos e teorias, mas é um canal da experiência viva do encontro intrapessoal com a pessoa de Jesus Cristo”. Essa experiência é comunicada pelo Ser, Saber e Saber Fazer em comunidade no coração da missão catequética. O ser e o saber do Catequista se fundamentam numa dinâmica divina pautada na espiritualidade da gratuidade, da confiança, da entrega e da certeza de que somos impulsionados pelo Espírito Santo, fortalecidos pelo Cristo e amparados pelo Pai.”

Foi um momento marcante, porque nesse dia a Igreja comemorou o dia da Assunção de Nossa Senhora. Em suas palavras, do Padre Flávio disse: “Quando a Igreja nos convida a celebrar Maria elevada ao céu, a Igreja nos convida a olhar para o chão, o chão da história, o chão dessa Igreja que é a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano”.

“Estamos em comunhão com os catequistas, celebrando o dia de Ação de Graças, a comunhão da Igreja, a comunhão na Comunidade em cada uma de nossas Paróquias. Vocês são o coração da comunidade, o coração que pulsa a partir daquilo que é o contato das crianças, de todo processo da catequese em toda a iniciação cristã, em toda a vida catequética da Igreja, tanto na iniciação cristã, quanto também no matrimônio”.

“A Igreja hoje, está aprendendo o processo catecumenal. Viver o processo catecumenal, viver a dinâmica da Comunidade como uma grande catequese em todas as etapas da vida.” Louvado seja Deus, pelo dom, pela vocação, pela vida de cada catequista. Nossa Senhora da Piedade rogai por nós.

O encontro foi encerrado com uma Missa presidida pelo Padre Flávio, concelebrada por Padre William Moreira, Pároco da Paróquia de Jaguaraçu, e o Padre Marcelo Franz, Pároco da Paróquia São Francisco Xavier.

Fotos: Laureny Santos e Maria de Lourdes Messias – Agentes Pascom / Colaboradora: Conceição Toledo
Texto: Laureny Santos -Agente Pascom