28/11 Ano Litúrgico B

Chama-se Ano Litúrgico, o calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação, e diferentemente do Ano Civil que começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro, o Ano Litúrgico começa no 1º Domingo do Advento, este ano, dia 29 de novembro e se estenderá até 27 de novembro de 2021.

Com o objetivo de ajudar os fiéis na compreensão do Mistério de Cristo presente na Palavra que é proclamada, a Igreja estabeleceu as celebrações dominicais ao longo de três anos litúrgicos, chamados de Ano A, Ano B e Ano C, e organizou uma sequência de leituras bíblicas próprias para cada ano.

No ano A leem-se as leituras do Evangelho de São Mateus, no ano B, as leituras do Evangelho de São Marcos e no ano C, as leituras do de São Lucas. Já o Evangelho de São João se lê de maneira especial no tempo pascal e também em ocasiões especiais, como nas grandes Festas e Solenidades. Diante dessa oportunidade, nota-se que quem lê as leituras da liturgia da Missa diariamente lê praticamente a Bíblia toda em três anos.

Após finalizarmos o Ano A, no próximo domingo, daremos início ao um novo ano litúrgico, o B, onde rezaremos com as leituras do Evangelho de São Marcos, o primeiro que foi escrito. Apesar de não ter sido um dos 12, São Marcos foi extremamente fiel aquilo que lhe revelou os apóstolos, e ao longo dos 16 capítulos da sua narração, nos deu subsídios para trilharmos um caminho rumo à intimidade com Jesus, percurso este que conta com 5 partes: a preparação do caminho (1,1-14), o ministério de Jesus na Galileia (1,14–7,23), as viagens de Jesus fora da Galileia (7,24–10,52), o ministério de Jesus em Jerusalém (11,1–13,37), e a paixão e a ressurreição (14,1–16,20).