26/11 Notícias da Paróquia Ano Litúrgico C

Diferente do Ano Civil que começa em 1º de janeiro e termina em 31 de dezembro, o Ano Litúrgico começa no 1º Domingo do Advento, cerca de quatro semanas antes do Natal e termina no último sábado do Tempo Comum. O Ano Litúrgico é, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação.

Para ajudar os fiéis na compreensão do Mistério de Cristo presente na Palavra que é proclamada, a Igreja estabeleceu as celebrações dominicais ao longo de três anos litúrgicos, chamados de: Ano A, Ano B e Ano C. O que ocasionalmente promove quem lê as leituras das liturgia diária diariamente lê quase toda a Bíblia em três anos.

Na sua organização, cada Ano Litúrgico traz uma série de leituras bíblicas próprias, sendo que no ano A lê-se o Evangelho de Mateus; no ano B, Marcos e no ano C, Lucas. O de João é reservado para ocasiões especiais, como grandes festas e solenidades. É interessante ressaltar que durante os dias da semana as leituras litúrgicas são diferentes nos anos pares e ímpares. Neste ano litúrgico que se iniciou, Ano C, utilizaremos as leituras do Evangelho de São Lucas que é também o autor dos Atos dos Apóstolos.