21/06 Notícias da Paróquia Associação Ambientalista constrói Horta Comunitária em parceria com Paróquia São Geraldo em Ipatinga

A Horta Comunitária vai servir de modelo para o município implantar a ação em toda cidade de Ipatinga. A ASAS (Associação Ambientalista Samambaia) em parceira com a Paróquia São Geraldo Magela e juntamente com sociedade civil organizada, MOVICAT (Movimento de Crianças e Adolescentes e a UDCBJ) e a União de Defesa da Comunidade do Bairro Bom Jardim iniciaram em meados de janeiro deste ano a construção da Horta Comunitária numa área conhecida como COCREVALE. Esta área pertence ao município de Ipatinga com fins habitacionais, mas estava abandonado servindo para descartes de entulho, lixos e restos de animais.

A parceria com a Paróquia São Geraldo Magela é muito importante para associação, pois a paróquia através de seu pároco, Pe. Aloisio Vieira, assume o papel social, contribuindo diretamente com os trabalhos da associação que atende com a doação dos legumes e hortaliças colhidos, as entidades que são também atendidas pela paróquia, como o CAF (Crianças e Adolescentes Feliz), o Grupo Se Toque entre outras. A intenção é atender também as famílias em vulnerabilidade alimentar.

A primeira ação realizada foi refazer e fortalecer o cercamento para impedir entrada de animais e dificultar deposito de lixo no local. Feito isso, foi feita a limpeza do local utilizando roçadeira, enxadas e foices. Todo mato foi separado e utilizado como composto orgânico e o entulho retirado pela contratada da Prefeitura Municipal.

Em fevereiro foi iniciada a construção dos canteiros com material separado pelos voluntários da ASAS. Já em plena produção os primeiros canteiros já estão beneficiando as creches e o Grupo Se Toque.

Durante as Missas e Celebrações, a Paróquia São Geraldo convidou seus fiéis e ainda, contando com a audiência da Radio Liberdade 98,7 FM (comunitária) através de seu programa, Pe. Geraldo Morini convidou e pediu ajuda nesta missão, que muito ajudou neste inicio das atividades.

A água utilizada na irrigação é de uma nascente que esta sendo revitalizada pelos voluntários da ASAS numa mata anexo a horta.

Vilton Cantarina Silva