15/08 Notícias da Paróquia Assunção de Nossa Senhora

Celebramos neste dia, 15 de agosto, a Festa da Assunção de Nossa Senhora, solenidade que remonta a proclamação do Dogma da Assunção de Maria em 1950. Declarado pelo Papa Pio XII, este dogma veio em resposta às necessidades da Igreja, pois haviam outras suposições acerca da morte da Virgem Maria, mas na contramão muitos eram os testemunhos, indícios e vestígios desta fé comum da Igreja, a de que Maria foi assunta aos céus.

Para esclarecer, o decreto da proclamação do dogma explica que “à semelhança do seu unigênito Filho também a excelsa Mãe de Deus morreu. Entretanto, esse fato não os impediu de crer expressa e firmemente que o seu sagrado corpo não sofreu a corrupção do sepulcro, nem foi reduzido à podridão e cinzas aquele tabernáculo do Verbo divino”.

A esse respeito, para provocar nossa fé, perguntou-nos São Francisco de Sales: “Que filho haveria, que, se pudesse, não ressuscitava a sua mãe e não a levava para o céu?”. Nesta reflexão, Santo Afonso Maria de Ligório completa: “Jesus não quis que o corpo de Maria se corrompesse depois da morte, pois redundaria em seu desdouro que se transformasse em podridão aquela carne virginal de que ele mesmo tomara a própria carne”.

Nesta solenidade, peçamos ao Senhor a graça de viver dignamente segundo sua vontade, como Nossa Senhora viveu, de modo que a nossa morte não seja amarga pelo o apego à Terra, o remorso dos pecados ou a incerteza da salvação, mas seja a hora do abraço misericordioso da Mãe de Deus e de Nosso Senhor Jesus.