20/02 Notícias da Paróquia Campanha da Fraternidade 2019

Durante todo o dia do domingo 17 de fevereiro as lideranças da paróquia São Geraldo estiveram reunidas para estudar sobre a Campanha da Fraternidade 2019 com o Tema: Fraternidade e Políticas públicas e o Lema: “Serás libertos pelo direito e pela justiça” Is1,27.

A CF deste ano tem como objetivo principal: Estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. Isto é ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades.

A campanha fraternidade 2019 nos convida a compreender o papel e o sentido das Políticas Públicas para defendê-las e a contribuir para o seu fortalecimento.  Ao longo da história, homens e mulheres, adultos e jovens, do campo e da cidade, mobilizam-se para defender seus direitos e garantir vida plena para suas comunidades e territórios.  A Igreja sempre cumpriu sua missão profética de organizar e animar as comunidades para atuarem em espaços de incidência política, controle social, defesa e promoção dos direitos. A campanha da fraternidade deste ano quer reafirmar nos cristãos leigas e leigos, religiosas e religiosos, padres e toda a sociedade o compromisso com a participação na gestão das políticas públicas.

Após um longo período de estudo, onde vimos a realidade, iluminou com a Palavra de Deus e a Doutrina social da Igreja, as lideranças foram divididas em grupos para sugerir as ações que a paróquia irá assumir a partir deste estudo, que são:

Para o Conselho Paroquial COLOCAR COMO ORIENTAÇÕES PARA AS COMUNIDADES
– A secretaria paroquial e o coordenador de CPP, possa fazer um levantamento de membros da paróquias que já estão participando de conselhos, caso não tenha,  procurar junto à comunidade a possibilidade de alguém que  possa participar.
– Providenciar um raio X das pastorais sociais, depois do levantamento procurar os participantes que se afastaram, encaminhar convite para participação (reunião ou encontro) , para futuramente uma maior articulação . (2)
– Maior envolvimento da catequese e pastoral da juventude, encaminhando junto com catequistas e grupo de jovens visitar instituições, grupos ou pastorais envolvidos em políticas públicas.
– Trabalhar o material de reflexão sobre a CF 2019 em todas pastorais, movimentos e serviços;
– Participar das audiências públicas;
– Acompanhar as escolas e unidades de saúde da paróquia, apoiando e participando de reuniões, encontros, discussões e do Conselho escolar, se for o caso;

Ação da CF 2019 para a paróquia

1 – Criar uma escola de fé e política, (Fazer um projeto junto às Cáritas para financiamento) (2). Esta atividade visa também ao fortalecimento do grupo Fé e vida, que contará com formações específicas em relação a políticas públicas.

2 – Participar da Comissão de saúde em todas as comunidades/bairro

3 – Fortalecer o grupo Fé e Vida para fazer acompanhamento da vida política municipal, criando uma comissão da paróquia para acompanhar os trabalhos na câmara, divulgar e mobilizar para participar (2), criando um mecanismo de retorno destas informações.  Junto a este grupo construir projeto com perfil de candidato ao legislativo e ao executivo municipal.