21/12 Notícias da Paróquia Casamento Comunitário em nossa paróquia

Acerca da condição dos cônjuges a partir da união matrimonial Nosso Senhor Jesus Cristo afirmou que “de modo que já não são dois, mas uma só carne”. O sacramento do matrimônio é, portanto, é um desafio de amor, onde o casal deseja se “fundir” debaixo da benção de Deus, o que requer a capacidade de se abnegação, onde a oferta para o outro mata o egoísmo, e dá lugar a fecundidade, já que “o grão de trigo não cair na terra e não morrer, permanecerá ele só; mas se morrer produzirá muito fruto”.

Para tanto, o Catecismo da Igreja Católica, esclarece que é Cristo a fonte da graça para o matrimônio: “Assim como outrora Deus veio ao encontro do seu povo com unia aliança de amor e fidelidade, assim agora o Salvador dos homens e Esposo da Igreja vem ao encontro dos esposos cristãos com o sacramento do Matrimônio. Fica com eles, dá-lhes a coragem de O seguirem tomando sobre si a sua cruz, de se levantarem depois das quedas, de se perdoarem mutuamente, de levarem o fardo um do outro, de serem ‘submissos um ao outro no temor de Cristo’ (Ef 5, 21) e de se amarem com um amor sobrenatural, delicado e fecundo. Nas alegrias do seu amor e da sua vida familiar, Ele dá-lhes, já neste mundo, um antegosto do festim das núpcias do Cordeiro” (§1632).

Para favorecer essa bênção na vida de muitos casais, a Paróquia São Geraldo irá promover nos próximos dias 23 e 30 de dezembro às 10 horas na Matriz de São Geraldo, o Casamento Comunitário, destinado a casais que vivem em uniões livres ou que estejam casados apenas no civil, e que desejam receber o sacramento do matrimônio e ainda não o fizeram por várias razões. Organizado pela Pastoral Familiar os casamentos comunitários em nossa paróquia acontecem desde 2005, e neste ano começaram a ser preparados desde o mês de agosto.

Mais que uma ação social da nossa paróquia (pois não tem custos para os noivos), o Casamento comunitário é uma oportunidade para que o casal retome a comunhão com a igreja e tome posse das bênçãos de Deus sobre sua união.