30/09 Notícias da Paróquia Catequese para Adultos – IVCA: Iniciação à Vida Cristã de Adultos

Aos jovens e adultos maiores de 18 anos que ainda não receberam os sacramentos do Batismo, Eucaristia ou Crisma e desejam recebe-los, saiba como acontece esse formação/preparação na paróquia São Geraldo Magela.

Há três anos (desde 2017) teve inicio na Paróquia São Geraldo uma mudança na catequese para adultos. Anteriormente a formação dos adultos acontecia através do Catecumenato, o período de formação era de aproximadamente de um ano, e seguia os mesmos padrões da catequese regulamentar. Atualmente a preparação dos adultos é baseada no RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos).

Em qualquer período do ano aqueles que procuram a comunidade para iniciar o processo de Iniciação à Vida Cristã são acolhidos e a comunidade se mobiliza para que um introdutor (catequistas ou agentes de outras pastorais) possa acompanha-lo durante todo o tempo de formação na fé, ou seja, não existe uma data especifica de inicio, em qualquer dia o adulto pode procurar a comunidade para iniciar seu processo de formação e assim se preparar para  receber os sacramentos.

Esse processo de Iniciação Cristã acontece obedecendo 4 “tempos”

Os encontros entre os introdutores e catecúmenos ocorrem na comunidade, antes ou depois da missa ou celebração, no entanto, há grande flexibilidade para atendimento das particularidades de cada catecúmeno. Todos os meses o grupo de introdutores e catecúmenos da paróquia se reúnem em um encontro, onde um tema central é discutido.

Para mais informações procure a coordenação pastoral ou de catequese/ IVCA da sua comunidade.

Cleiton Marcos – CPP
Com informação da coordenação paroquial de Catequese e IVCA