21/05 Notícias da Paróquia Celebração da Crisma é realizada na Paróquia São Geraldo em Ipatinga

Assim como o Batismo e a Eucaristia, o Sacramento da Crisma completa a tríade dos Sacramentos da Iniciação da Vida Cristã. Também conhecido como Sacramento da Confirmação, a Crisma relembra o Pentecostes, quando a comunidade dos discípulos, reunida, recebeu o Espírito Santo. Na celebração, os crismandos recebem na testa, o óleo do santo crisma, que simboliza o selo espiritual na vida do cristão.

Diferente do que ocorre com o Batismo, quando nossos pais e padrinhos assumem a nossa escolha de fé, na Crisma, somos convidados a fazer uma opção pessoal consciente e “confirmar” a escolha feita no Batismo. Por isso, também, o Sacramento da Crisma é conhecido como Sacramento da Maturidade Cristã.

Diante de tudo isso, preparados para assumir esse importante passo para a fé e formação cristã, 102 jovens receberam, na tarde de domingo, 19 de maio de 2019, na Igreja Matriz de São Geraldo Magela em Ipatinga (MG) o Sacramento da Crisma, em cerimônia presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano, concelebrada pelo Vigário Episcopal da Região Pastoral 3, padre Pascifal José do Nascimento que auxiliou na unção,  pelo pároco, padre Hideraldo Vieira e assistida pelo diácono permanente da diocese Helvécio Dias da Silveira. Participaram da celebração, catequistas, padrinhos, familiares e convidados dos crismandos.

Foram muitos encontros de formação, com questionamentos e descobertas sobre a fé, uma busca conjunta pelo crescimento, com alimento espiritual forte que foi partilhado pelo grupo ao longo desse tempo de preparação. Tudo, porém, para conduzir cada um ao momento culminante da opção individual de confirmar a fé e começar um caminho de maturidade espiritual segundo a vontade de Deus.

Por Pastoral da Comunicação
Vilton Cantarino Silva, Adelaide Santos e Michelle Andrade