No dia 31 de agosto de 2025, às 19h30, na comunidade São Francisco de Assis, foi celebrada a tradicional oração das Cinco Intenções da Sociedade de São Vicente de Paulo e comemorado o aniversário de fundação das Conferências Anjo Gabriel e São Francisco de Assis. A celebração foi presidida pelo Diácono Permanente Márcio Rogério Vieira Honorato.
Um momento especial da noite foi a homenagem a Dona Narcisa Bertoldo Machado, a mais antiga consócia da Conferência São Francisco de Assis, que aos 94 anos segue firme em sua vocação vicentina.
Em sua homilia, o Diácono Rogério refletiu sobre a riqueza do que estava sendo celebrado e destacou o chamado de Cristo para termos um coração manso e humilde, como o Seu. Ressaltou que humildade não é sinônimo de pobreza, mas de reconhecimento da nossa condição diante de Deus: “Muitas vezes não temos nada, mas o nosso ego está bastante inflamado”, afirmou.
As leituras proclamadas lembraram a todos a importância de seguir os passos de Jesus, praticando a caridade para com os irmãos necessitados e evitando qualquer sentimento de superioridade. O diácono destacou ainda que Deus nos concede liberdade para escolhermos, e quando optamos por estar ao Seu lado, Ele nos envia o Espírito Santo como força e guia em nossa caminhada.
“Tudo o que fazemos de bom é graça de Deus. É presente de Deus em nós, é a motivação para estarmos juntos nesta caminhada de fé. O Espírito Santo nos impulsiona e nos encaminha na direção de Deus. Não é uma dádiva exclusiva: Jesus Cristo derramou sobre toda a humanidade. No Batismo recebemos essa marca, e ela é reavivada na Crisma. Deus quer que vivamos plenamente aquilo que Ele é. E podemos nos assemelhar a Deus amando os nossos irmãos”, concluiu o diácono.
Na ocasião, também foi feita uma homenagem aos catequistas, por ocasião do seu dia.
Fotos e Texto:
Márcia Soares – Agente Pascom