22/04 Notícias da Paróquia Celebrações de Primeira Comunhão na Paróquia São Geraldo

Seguindo os protocolos de prevenção do novo Coronavírus, que limita a capacidade da igreja em receber mais pessoas, a Paróquia São Geraldo Magela de Ipatinga (MG) deu prosseguimento às celebrações da Primeira Eucaristia que tiveram início no dia 10 de abril e que seguirão até o início do mês de maio de 2021. Dessa vez foi à vez das Comunidades Maria de Nazaré e Sagrada família.

A coordenação paroquial da catequese organizou, juntamente com a coordenação comunitária, um jeito melhor de acolher os catequizandos e seus pequenos grupos de convidados nas celebrações. Cada comunidade com sua realidade de espaçamento, respeitando o distanciamento, aferição de temperatura, uso do álcool em Gel e de máscaras. O propósito é que as celebrações sejam profundas, simples, cheias de espiritualidade e que seja um momento marcante na vida não só das crianças, mas também da Paróquia.

Durante a celebração os catequizandos sentaram com seus padrinhos. Acolhidos por toda igreja em oração, ocasião em que ficou perceptível o quanto cada menino e menina aguardavam por aquele momento, em seus anos de caminhada de aprendizado catequético. Segundo uma das coordenadoras:

Celebrar a Eucaristia no tempo de pandemia também é uma graça, é uma bênção, é um sinal da presença do amor de Deus, que nos envolve em todos os momentos. É Ele que se dá a cada criança, a cada um de nós como alimento de vida. É Ele que também nos convida a acolhê-lo em nossa vida.

Foi observada também uma resposta positiva dos pais que os deixaram muito felizes, em perceber que a festa social e outras coisas, são menos importantes que a celebração da Eucaristia, a recepção do sacramento. Receber Jesus é o melhor que pode acontecer para cada um de nós, para essas crianças, independente do contexto histórico que estamos vivenciando.

Vilton Cantarino Silva