26/03 Notícias da Paróquia Celebrações do Domingo de Ramos abrem a Semana Santa

Neste dia a Igreja no Brasil realiza como gesto concreto da Campanha da Fraternidade a Coleta Nacional da Solidariedade.

A Semana Santa começou neste domingo (25), dia que em todo o mundo a Igreja celebra o Domingo de Ramos. Neste dia celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, símbolo da humildade para nós. Nesse caminho, vemos Jesus sendo aclamado pelo povo simples, que com cantos, o aplaudia e balançava ramos de oliveira. Contudo, neste domingo já podemos visualizar o trajeto da paixão do Senhor na liturgia da Palavra, que nos conduz até ao calvário.

A Paróquia São Geraldo seguiuo modelo de celebrar por setor.No setor São Geraldo, (comunidades do Bairro Bom Jardim) houve duas missas. De manha a benção dos ramos foi na Comunidade Nossa Senhora Aparecida,seguida da procissão pelas ruas do bairro até a Igreja Matriz, e à noite, benção dos ramos na Comunidade Maria de Nazaréseguida de procissão pelas ruas do bairro até aMatriz, onde a Santa Missa teve seu prosseguimento.

Enquanto no Setor São Lucas (Comunidades Bairros Ideal e Esperança), tivemos três Missastambém marcadas por dois momentos. No bairro Esperança a concentração foi na PraçaEsperança onde foi feita a benção dos ramos e logo após, procissão até a Comunidade Nossa Senhora da Graças. Já na Comunidade Santo Antônio, onde a missa foi realizada, a benção dos ramos foi feita aos pés da Cruz das Santas Missões Populares. Na comunidade Atos dos Apóstolosa missa foi a noite.No primeiro momento,a benção dos ramos foi realizada na Praça da Creche Municipale logo após os fiéis seguiram em procissão até a Comunidade, onde a missa teve seu prosseguimento

Vale ressaltar que nesse domingo também, em ambos setores, de 09h00 as 11h30, os padres ficaram à disposição para confissão individual, uma providente oportunidade para quem não encontrou tempo durante a semana.

Além de toda essa profundidade na liturgia desse tempo, neste dia a Igreja no Brasil realizou como gesto concreto da Campanha da Fraternidade a Coleta Nacional da Solidariedade.Diante dessa ocasião, pudemos lembrar mais uma vez “que somos todos irmãos” (Mt 23,8), e percebemos que a glória verdadeira só vem quando sabemos abraçar a Cruz e os crucificados que estão ao nosso lado, pois isso é fraternidade e superação da violência.

Pastoral da Comunicação – Pascom.