Seja bem-vindo(a) ao Site da Paróquia São Geraldo

Acesse nossas Redes Sociais

Notícias

18/12 Celebramos em honra à Nossa Senhora do Ó
Compartilhar

Às vésperas do Natal do Senhor, hoje, 18 de dezembro, celebramos em honra à Nossa Senhora do Ó, devoção de origem espanhola que faz parte do cotidiano de algumas regiões do nosso país, como por exemplo o bairro Freguesia do Ó na capital paulista, a cidade de Sabará (MG), também junto ao morro de São Januário e da praia na Várzea no Rio de Janeiro.

A origem deste nome se encontra nas expressões contidas nas orações litúrgicas das vésperas do Natal de Nosso Senhor que começam sempre com a interjeição “Ó”, por exemplo: “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel…, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus” e tantas outras. Por isso, carinhosamente passaram a rezar à Nossa Senhora do “Ó”.

No entanto, ela também é conhecida como Nossa Senhora da Expectação, devoção que nos remete a doce espera de Maria para a chegada d’Aquele que ela trazia em seu ventre. Imaginemos a expectativa de Maria, ela carregava Aquele que os profetas predisseram, que Isaías dissera que seu nome significaria “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9,6), e que o anjo lhe revelou que Ele é o “Santo, Filho de Deus” (Lc 1, 35).

Quanta responsabilidade Maria recebeu, mas esta missão não foi vista como um peso, mas como um privilégio e uma honra, encarados por ela com muita humildade e fé. Portanto, nesta vida marcada por esperas, precisamos aprender com Nossa Senhora a como devemos esperar, pois não é verdade, que temos muita intolerância em esperar?

A Virgem Maria não se desesperou, não se cansou, não lamuriou, ao contrário, ela fez da sua espera uma forma de amar a Deus, e com confiança manteve-se constante na ação de graças e paciente ante as tribulações.

Rezemos: Mãe, ensina-nos a esperar com maturidade, sem reclamar. Ajuda-nos a ter paciência, perseverança na oração e suaviza a tristeza que pode nos vir por não obter “as coisas” no nosso tempo. Amém.

Nossa Senhora do Ó, rogai por nós!

VEJA TAMBÉM